Adolescentes são flagrados nas redes sociais fazendo manobras de motos em Santana de Parnaíba
Segundo reportagem do G1, menores têm de 11 a 15 anos
Menores de 11 a 15 anos foram flagrados nas redes sociais fazendo manobras de motos, de pequenas e altas cilindradas, em ruas de Santana de Parnaíba. Ao menos três meninos fazem parte das produções filmadas nas ruas dos bairros ou em grandes encontros. As informações foram divulgadas no portal do G1.
Um desses adolescentes, um garoto de 13 anos, tem mais de 160 mil seguidores e já chegou a fazer um sorteio de celular em suas redes. Segundo o G1, ele é agenciado por um rapaz de 20 anos, que se apresentava como "empresário dos menores".
Na terça-feira (11), os dois foram chamados pela Polícia Civil à delegacia para serem ouvidos. O adulto confirmou que emprestou duas vezes a motocicleta para que o menor fizesse vídeos e manobras. Ele foi autuado por deixar uma pessoa sem habilitação conduzir o veículo. Foi registrado um termo circunstanciado e encaminhado o caso ao juizado especial criminal da cidade.
Já o garoto de 13 anos confirmou a situação e afirmou ter autorização da família. Ele recebeu um ato infracional por dirigir sem permissão e gerar risco. A Vara da Infância do município informou que irá analisar o caso.
Punição
De acordo com informações, quem entrega uma moto a alguém não habilitado pode responder pelo crime previsto no artigo 310, da Lei nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro), que estabelece detenção de seis meses a um ano ou multa.