Abecip prevê retomada de financiamento imobiliário
Juro básico é um dos fatores apontados para o cenário
Segundo estimativa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), entidade que representa as financiadoras de imóveis, o financiamento imobiliário com recursos da poupança deve voltar a crescer neste ano. Os dados foram divulgados no dia 30/1.
Os fatores apontados como contribuintes para este cenário são juros menores e recuperação da economia brasileira, após uma queda acumulada ao redor de 60% nos últimos três anos. O volume financiado em dezembro de 2017 com recursos da poupança (SBPE) caiu 31,6% sobre um ano antes, informou a Abecip.
Com isso, o crédito no setor fechou o ano em R$ 43,15 bilhões, consolidando uma queda de 7,4% contra 2016. A previsão da Abecip é de que a combinação de juro básico na mínima histórica, expansão dos volumes da caderneta de poupança e leve recuperação dos níveis de emprego permitirá ao segmento ter uma alta de 10% do crédito imobiliário pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) neste ano. Para financiamentos mobiliários com recursos do FGTS, o prognóstico da Abecip é de que o volume de desembolsos cresça cerca de 19%.