Abandono de animais acontece com maior frequência nessa época do ano
Em Barueri, casos de maus-tratos teve alta de 12% neste ano
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Os casos de abandono de animais tiveram um aumento de 12,59% em Barueri em 2023. Segundo informações da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente levantadas a pedido da reportagem, neste ano, foram 760 ocorrências de maus-tratos a animais, o que inclui as de abandono, enquanto no mesmo período de 2022 foram 675.
Para reduzir essas ocorrências, durante todo este mês, acontece a campanha Dezembro Verde, dedicada a ações de conscientização contra o abandono de animais. Esse ato é considerado maus-tratos, além de crime."A importância desta iniciativa é trazer o assunto do abandono à tona e a discussão para conhecimento da população desse crime que acontece com mais frequência nessa época por conta das festas de fim de ano e férias. A única solução para diminuição de animais nas ruas é a castração, além da consciência da população sobre posse responsável de um animal", explicou Ana Luisa Carboni, presidente da ONG SOS Pet Alpha, que trabalha no resgate e acolhimento de cães e gatos em situação de risco na região.
Ações
A gestão barueriense destacou que, para reduzir esses índices, realiza ações de combate ao abandono pela cidade, fiscalização pela GCM Ambiental e equipe CEPAD, obrigatoriedade do Registro Geral Animal, campanhas mensais de castração e microchipagem dos animais, além de publicações de leis municipais sobre o tema.
"Há diferentes canais para os moradores que presenciarem este tipo de crime fazerem denúncias, entre eles, o CEPAD (11 4198-0819), GCM Ambiental (11 4199-1400), Polícia Militar Ambiental (11 4789-0905) ou Polícia Civil Ambiental (11 4198-6308)", apontou.
A pena para quem abandona animais é de reclusão de dois a cinco anos, multa, além da proibição da guarda.