99 apresenta ferramentas de segurança para foliões aproveitarem o Carnaval sem preocupações
Rastreador de comentários de assédio, botão de compartilhamento e câmeras de monitoramento são algumas das ferramentas disponíveis
Mais um carnaval chegou! Época de muito movimento nas ruas. Tem folião indo fantasiado para o bloquinho, correndo atrás do trio elétrico e desfilando nas escolas de samba. Tem até quem queira fugir da folia e curtir a cidade ou viajar. Para que ninguém fique parado e todos possam viajar tranquilamente, a 99 – aplicativo de transporte urbano que integra a companhia global DiDi Chuxing – reforçou a segurança na plataforma.
Entre os recursos disponíveis para o Carnaval estão o rastreador de comentários contra assédios, um botão de emergência que permite o compartilhamento de rotas com parentes e amigos, além do monitoramento por câmeras.
A mais recente ferramenta disponível no aplicativo é o rastreador de comentários contra assédio -- ferramenta desenvolvida especialmente para a segurança das mulheres. Caso usuárias se sintam incomodadas durante a corrida, elas podem denunciar na caixa de comentários que aparece após o fim da viagem. A tecnologia consegue identificar automaticamente palavras e contextos relacionados a assédios. Daí em diante, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes e tomar as providências -- que podem incluir bloqueio e suporte para investigação da polícia.
Passageiros (a) podem compartilhar a rota, enviando informações sobre o trajeto para que parentes e amigos acompanhem a localização em tempo real. Essa funcionalidade está integrada ao botão de segurança do app, um pacote de proteção para que usuários possam facilmente também chamar a polícia e adicionar contatos de confiança.
A 99 iniciou a implantação de câmeras de segurança nos veículos e conectadas diretamente com a central de monitoramento da companhia. Antes de embarcar, o passageiro será avisado que o seu carro possui essa ferramenta. Os dispositivos possuem lentes com visão noturna e "olho de peixe" (ou seja, um ângulo mais amplo para captação abrangente do que acontece no carro). O objetivo é que a funcionalidade, que está período de expansão, previna eventuais incidentes e possa ser usado para ajudar nas investigações policiais, se necessário.
Além disso, a empresa desenvolveu uma série de medidas para proteger usuários e usuárias do começo ao fim da corrida.
Na hora de ir para a festa, o aplicativo sugere um "ponto de encontro fácil", área indicada para o passageiro embarcar com segurança. Os usuários também podem combinar detalhes pelo chat ou telefone -- nesse caso, o número é sempre mantido em confidencialidade.
Antes de entrar no carro o folião deve verificar a placa e a foto do motorista e só embarcar se as informações coincidirem. O app analisa o histórico público dos condutores através de documentos e fotos, mas os passageiros são convidados a confirmar essas informações no começo e no fim da corrida, como medida extra de proteção.
Todas as viagens são registradas por GPS e o perfil das chamadas é monitorado por inteligência artificial. O algoritmo pode identificar situações de risco, bloqueando o acesso à plataforma. Assim, o sistema pode prever incidentes antes que eles aconteçam.
Além disso, o folião pode a qualquer momento entrar em contato com o canal de atendimento exclusivo para segurança no 0800-888-8999. A assistência oferece auxílio imediato -- em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino.
Para que todas as viagens realizadas estejam seguras, a 99 possui uma equipe especialmente dedicada composta por mais de 100 pessoas, incluindo ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários.