83% dos moradores não foram aos comércios reabertos, diz enquete
Pesquisa foi feita pela Folha de Alphaville nas redes sociais nesta terça (16) e quarta (17)
Nesta segunda-feira (15), algumas categorias de comércios não essenciais voltaram a funcionar na região. Para entender o comportamento e a avaliação dos moradores em relação aos cuidados com a saúde nos estabelecimentos, a Folha de Alphaville realizou uma enquete nas redes sociais na terça-feira (16) e quarta-feira (17). Mais de 300 pessoas participaram.
A Região Metropolitana de São Paulo, o que inclui Barueri e Santana de Parnaíba, ingressou na última semana na fase laranja do Plano SP. Esta etapa autorizou a abertura de comércios de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e imobiliárias, com restrições, que estavam fechados por conta da pandemia da Covid-19.
A pesquisa revelou que, apesar da liberação, 83% dos que responderam a enquete afirmaram que ainda não se deslocaram até esses estabelecimentos. Apenas 17% dos respondentes disseram que já foram a algum comércio que foi reaberto.
Em relação à organização e cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos pelas Prefeituras de Barueri e Parnaíba, as opiniões ficaram divididas.
"No shopping, todas as lojas seguindo protocolos, bem como os clientes. Tudo ok", contou um morador. Já uma outra disse: "Muitos lojistas não estão respeitando a ordem direito".
Fiscalização
Em contato com a redação, a Prefeitura de Barueri informou que a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho e a Vigilância Sanitária estão realizando visitas orientativas aos comércios em relação ao protocolo sanitário.
Em Parnaíba, a fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária. "Eles verificam se as medidas preventivas e higiênicas, tanto do estabelecimento, quanto de seus funcionários e colaboradores, estão sendo cumpridas", apontou a gestão.
As duas cidades afirmaram que, até o momento, nenhuma irregularidade foi identificada nos estabelecimentos. Mas ambas alertaram que o munícipe pode denunciar.
Em Barueri, a reclamação pode ser feita pelo APP Barueri e também Ouvidoria Geral. O estabelecimento que descumprir as medidas pode ter o alvará de funcionamento cassado.
As denúncias em Parnaíba são pelo Departamento de Vigilância Sanitária (4154-6146) ou na Guarda Municipal (153). A multa é de 60 a 120 vezes o valor nominal da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.