7 a cada 10 requerimentos em Santana de Parnaíba são para Sabesp
268 requerimentos envolviam a concessionária responsável pelo abastecimento de água da cidade
Boa parte das sessões em Santana de Parnaíba tem sido de cobrança à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Problemas como a falta de água e de manutenção em vias onde houve obras levaram a empresa a representar quase 7 em cada 10 requerimentos feitos pelos vereadores em 2022.
De acordo com o site da Câmara de Santana de Parnaíba, foram feitos 492 requerimentos em 2022, dos quais 268 envolviam a concessionária responsável pelo abastecimento de água da cidade.
Os requerimentos são documentos aprovados com a votação de todos os vereadores e servem para cobrar empresas ou entes públicos sobre problemas ocorridos na cidade. É por meio deles que há cobranças às empresas de ônibus, entre outros, mas a Sabesp tem sido a reclamação mais rotineira.
Apesar da mobilização dos parlamentares em torno do tema, o vereador Agnaldo Moreno (PSD) afirmou no plenário que a Prefeitura de Santana de Parnaíba não tem acompanhado o trabalho da empresa. "Quem é que fiscaliza a Sabesp? Tem uma secretaria e não vejo se posicionando em rede social. Só nós", reclamou Moreno.