20% dos moradores da região não fazem mais isolamento social
Dado é de uma enquete feita pela Folha de Alphaville
De acordo com uma pesquisa do Datafolha, mesmo com um número de casos e mortes pela Covid-19 em um patamar alto, o nível de isolamento social é o mais baixo desde o início da pandemia. O estudo revelou que 63% dos brasileiros estão saindo de casa para trabalhar ou fazer outra atividade.
Em uma enquete feita nesta terça-feira (18) nas redes sociais da Folha de Alphaville, 20% dos moradores da região disseram que não fazem mais isolamento social. Já 80% responderam que continuam seguindo a medida.
Entre os motivos mais citados para não fazer mais o isolamento está a volta ao trabalho presencial e já estar vacinado. Cerca de 270 pessoas participaram da enquete.
Na opinião da infectologista Jane Teixeira, uma baixa adesão ao isolamento social neste momento, em que há muitos casos da Covid-19, pode levar a uma terceira onda. "Podemos citar como principais motivos para esse movimento o negacionismo de parte da população, duração prolongada da pandemia, falsa impressão de proteção com o início da vacinação e má informação de algumas pessoas que acreditam que o afrouxamento de medidas já possível em outros países valeria para o Brasil", destacou.
Ainda segundo ela, "o sucesso em combater a pandemia e evitar mortes depende da nossa ação enquanto sociedade", apontou.
Cenário Covid-19
Em Santana de Parnaíba, nesta quarta-feira (19), foram anotados 11.534 casos confirmados da Covid-19 e 289 óbitos em decorrência da doença. Já em Barueri, também na quarta-feira, a cidade contabilizava 21.792 infectados pela doença e 827 vítimas fatais.