Cubas esculpidas: dicas e inspirações para investir na peça ideal
Confira o que deve ser considerado antes de decidir o modelo para a sua casa ou negócio
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Cada vez mais em alta principalmente em projetos de banheiros e lavabos, a cuba esculpida, que também pode ser chamada de cuba escavada ou moldada, é quando parte da pia é elaborada pelo próprio material da bancada com o intuito de esconder todo o escoamento de água.
"Adoramos sugerir cubas esculpidas pela variedade de opções que podem ser feitas, além de cores e tamanhos que trazem individualidade e exclusividade ao projeto", explica a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.
As peças estão sendo extremamente utilizadas em projetos de cozinha, lavabos, banheiros e até mesmo lavanderias. Mas quais são os seus benefícios? Para a arquiteta Danielle Dantas, como são esculpidas, elas não possuem regras de tamanhos pré-definidos, apenas mão de obra especializada para a instalação.
Entre as dicas para a aquisição, Danielle destaca que quanto menos porosidade tiver a pedra, mais indicada ela pode ser em uma área. Mármores, quartzos, granitos, nanoglass, marmoglass e porcelanatos são os mais utilizados pelos profissionais. A profissional também ressalta que é sempre bom impermeabilizar o mármore escolhido.
Um outro material que também é muito indicado para cubas é o porcelanato. Alguns contam com custos menores que as pedras sintéticas e são utilizados em bancadas com cubas esculpidas e em pisos e paredes do ambiente, trazendo uniformidade visual, além de serem fáceis de limpar e manter na rotina do dia a dia.