4 ideias para renovar a decoração do home office
Saiba como ter um espaço funcional como o escritório e confortável como uma casa
Se ainda havia alguma resistência, o home-office se tornou uma modalidade de trabalho não só mais conhecida como cada vez mais necessária. Algo que deve se tornar ainda mais comum no pós-pandemia, desafiando o universo da arquitetura e do design de interiores.
De acordo com um estudo realizado pela consultoria Cushman & Wakefield, 74% das empresas pretendem instituir o trabalho em casa como prática definitiva no Brasil.
Até por ter sido uma transição abrupta para muitas pessoas, montar um home office do zero é uma tarefa e tanto. Mesmo para quem já vinha trabalhando dessa forma, o escritório em casa pode ainda não oferecer a mesma estrutura normalmente à disposição nas empresas, propiciando a oportunidade de fazer melhorias.
Como então ter um espaço para trabalhar em casa que seja planejado e funcional como no trabalho e confortável e decorado como uma casa? Cada elemento importa: até mesmo o piso para home-office é um fator fundamental para que você se sinta bem no ambiente e mantenha o foco nas tarefas.
A Tarkett, líder mundial em pisos vinílicos, compartilhou quatro dicas para que você possa trabalhar em casa, com soluções que reforçam a concentração e proporcionam bem-estar.
Para ajudar nesse desafio de decorar o home-office, a empresa conta com a ajuda da arquiteta Patrícia Pomerantzeff, do escritório Doma Arquitetura.
Valorize o conforto acústico
Conseguir manter a concentração é um dos principais problemas de qualquer ambiente de trabalho. Em casa, o desafio de conter as distrações pode ser maior pela presença dos filhos e dos familiares, além do barulho que você não pode controlar, como o dos vizinhos ou da movimentação na rua.
Nesse caso, o tipo de revestimento utilizado no projeto exerce grande influência, pois existem pisos que absorvem o som com menos facilidade do que outros, propagando mais ruídos devido à rigidez desses materiais.
O piso vinílico, por exemplo, é mais flexível e possui um desempenho acústico superior a outros tipos como o cerâmico ou o laminado.
"O piso vinílico é ótimo nesse caso (home-office) quando comparado com o porcelanato, por exemplo. Ele não vai reverberar o som como um piso frio e isso vai gerar um conforto ainda melhor para o seu trabalho", explica Patrícia.
Sinta-se acolhido
Um ambiente confortável é muito importante para manter o bem-estar na rotina de trabalho. Para criar um espaço que estimula essa sensação, uma ótima escolha é lançar mão do aconchego que o visual da madeira oferece para o ambiente.
Patrícia conta que, ao escolher o piso para o projeto do próprio home-office, deu preferência ao piso vinílico amadeirado não só pelo 'calor' da madeira, mas também por já ser o padrão do piso de toda a casa.
"Escolhi o piso vinílico amadeirado, que vêm da casa toda e entra no home-office, para dar exatamente esse 'calorzinho de casa'. Apesar de estar trabalhando, você está na sua casa, então é preciso se sentir acolhido", comenta a arquiteta.
Outra boa ideia para se sentir bem consigo mesmo no espaço é colocar quadros, objetos decorativos e pessoais expostos em nichos e estantes, de forma a criar uma atmosfera mais intimista para o espaço.
Luz natural é sempre bem-vinda
A luz natural contribui positivamente de diferentes formas para uma melhor qualidade de vida, desencadeando estímulos como mais disposição e energia, atributos essenciais para encarar muitas horas de trabalho.
A dica é projetar o espaço levando em conta as janelas do ambiente – evitando um futuro arrependimento ao não escapar do efeito contraluz ao participar das chamadas de vídeo. Você pode dar uma força a mais para os raios solares ao escolher tons neutros e claros para as paredes e o piso.
"Eu sugiro sempre posicionar sua bancada de trabalho de frente para a janela, porque essa luz natural durante todo dia é ótima para a leitura e não vai atrapalhar a tela do seu computador. Se o excesso de luminosidade incomodar, escolha uma cortina leve, pode ser do tipo rolô ou até uma gaze de linho", recomenda a arquiteta.
Liberdade de movimentos
Ao planejar os móveis, é importante levar em conta a liberdade de movimentos que eles proporcionarão no dia a dia, afinal, de nada adianta armazenar muitos documentos e arquivos sem poder se movimentar com e sem a cadeira.
Por falar em cadeira de trabalho, escolher um modelo ergonômico e confortável é fundamental para o bom desempenho das tarefas. Ao comprar uma nova, fique atento ao tipo de rodizio utilizado nela.
Patrícia recomenda optar por cadeiras que ofereçam rodinhas de PU com a base plana ou de silicone para que elas possam deslizar com facilidade sobre o piso vinílico, sem deixar marcas. Outra dica é evitar o uso de tapetes sob os móveis como a mesa de trabalho.
"O piso vinílico é ótimo para escritórios exatamente porque você consegue se movimentar bem com as cadeiras. No porcelanato, por ter juntas, na hora que você tenta deslizar com uma cadeira, ela dá uma travada. Já com o piso vinílico a superfície fica bem uniforme", completa.