Museu da Língua Portuguesa traz programação gratuita para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa
Evento contará com uma programação diversificada que reunirá artistas do Brasil, Angola, Guiné-Conacri, Moçambique e Portugal
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Neste sábado, dia 4 de maio, o Museu da Língua Portuguesa abrirá suas portas para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, destacando a potência e a influência das culturas africanas no Brasil e na língua falada no país.
O evento contará com uma programação diversificada que reunirá artistas do Brasil, Angola, Guiné-Conacri, Moçambique e Portugal, oferecendo performances artísticas e uma experiência gastronômica única.
Além disso, no domingo, 5 de maio, o acesso ao Museu será gratuito para todos os públicos. A programação especial deste ano é inspirada na próxima exposição temporária do Museu, intitulada "Línguas africanas que fazem o Brasil", que será inaugurada no final de maio.
Os curadores do evento, o músico brasileiro Tiganá Santana e o escritor angolano Kalaf Epalanga, selecionaram cuidadosamente os participantes, buscando destacar artistas africanos e afro-brasileiros que residem em São Paulo, uma cidade que abriga uma significativa comunidade de imigrantes da África Subsaariana.
A programação inclui apresentações de destaque, como o escritor e poeta angolano Ermi Panzo, o grupo brasileiro Slam das Minas, a cantora Fanta Konatê da Guiné-Conacri, o percussionista moçambicano Otis Selimane e a banda brasileira Funmilayo Afrobeat Orquestra, composta exclusivamente por mulheres e pessoas não binárias negras.
Paralelamente às performances artísticas, haverá uma feira de gastronomia e produtos africanos no Saguão B do Museu, onde os visitantes poderão adquirir itens de origem africana e saborear iguarias como acarajé. Além disso, a editora Todavia, responsável pelo lançamento dos livros de Kalaf Epalanga no Brasil, organizará uma sessão de autógrafos com o autor.