Marilene Gomes retrata migração e cultura nordestinas em exposição
"Simbora de Mala e Cuia", de Marilene Gomes, retrata migração e cultura nordestinas
A artista plástica Marilene Gomes abriu seu baú de lembranças e sentimentos para retratar a mudança de seu estado de origem, Pernambuco, e a riqueza da cultura nordestina, para dar a cor e tom de sua exposição "Simbora de mala e cuia", que será aberta em vernissage, na próxima quarta-feira (21), às 19h, no Centro Histórico de Santana de Parnaíba.
A experiência de sua mudança com a família, há 30 anos, e de outros tantos conterrâneos será retratada no estilo naif, que em francês significa arte ingênua, mas que abusa da explosão de cores vibrantes e traços marcantes. A mostra com mais de 80 obras, que tem o apoio da Secretaria de Cultura de Santana de Parnaíba, tem a curadoria de Majô Ferreira.
Marilene é autodidata e começou a pintar quadros com 9 anos de idade. "Participei de inúmeras mostras de artes sendo diversas vezes premiada em bienais de artes". Para a exposição, a artista separou várias peças do seu acervo pessoal, mas produziu quadros exclusivamente para o evento. "Essa exposição nasceu do meu coração, da necessidade de compartilhar as obras que produzi ao longo da minha jornada. É uma imensa alegria poder dividir com o público", conta.
Centro Histórico
O público poderá conferir e prestigiar a exposição, que é gratuita, até o dia 15 de dezembro, de segunda a domingo, das 10h às 21h. Local: Largo São Bento, 50 - Centro Histórico, Santana de Parnaíba.