Quinta, 21 Novembro 2024

Caderno A

'Cadernos de Dona Neyde' reconta Parnaíba através da culinária

Caderno A

'Cadernos de Dona Neyde' reconta Parnaíba através da culinária

Livro reproduz receitas anotadas ao longo de 50 anos

Organização da publicação é de Erika Dalge (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A história de uma cidade também se conta por meio de sua culinária. Investigar um caderno de receitas do século XX é descobrir a história da gastronomia e a economia cultural do município. Naquela época, a vida social e familiar girava em torno da arte culinária, com a cozinha como o coração das casas. Quase todos os eventos sociais envolviam a mesa, e as receitas eram um valioso capital cultural das donas de casa.

Na próxima quarta-feira (26), a partir das 14h, na Bilbioteca Municipal Antônio Branco, no Centro HIstórico de Satnana de Parnaíba, um pouco dessa história será conhecida, durante o lançamento do livro Cadernos de Dona Neyde - Receitas e Memórias", com organização de Erika Dalge.

A obra reproduz uma seleção de receitas, tanto doces quanto salgadas, retiradas dos cadernos anotadas ao longo de 50 anos por Neide Dalge Bastianon, uma renomada boleira de Santana de Parnaíba. Neide, junto com sua mãe Maria Thereza D'avolos Dalge, eram famosas na região por suas habilidades culinárias. Elas foram responsáveis por deliciar os convidados de inúmeras recepções e casamentos, e prepararam o bolo de aniversário de 350 anos de Santana de Parnaíba. Neide também enviava bolos ao prefeito da cidade, que tinha um programa de rádio semanal.

A Biblioteca fica na Rua Professor Edgar de Moraes, 197. Mais informações sobre a publicação no Instagram.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/