Jô Soares volta ao palco
Após 11 anos, humorista estreia peça inspirada em livro que traça sua trajetória
Há mais de dez anos sem fazer um espetáculo solo de humor, Jô Soares, de 81 anos, voltou ao palco para contar as histórias divertidíssimas que marcaram sua vida. Casos antológicos contados ao longo dos dois volumes do best-seller O Livro de Jô, lançado pela Companhia das Letras, estarão ao lado de narrativas inéditas de tirar o fôlego. O livro foi escrito em coautoria com o jornalista Matinas Suzuki Jr.
Foram as edições que deram origem à peça autobiográfica, que faz curta temporada, de quinta a sábado, no Teatro FAAP.
De acordo com o humorista, o projeto nasceu há alguns meses, quando ele lançou a segunda parte da sua biografia e aproveitou para fazer uma apresentação informal ao público, lembrando algumas histórias do livro. "As reações foram tão positivas que entendemos que poderíamos fazer um show a partir dali", relembra. Matinas também está no palco ao lado de Jô; ele guia o espetáculo e dá luz aos temas que serão explorados.
Jô é autor/ator de espetáculos inesquecíveis como Todos Amam um Homem Gordo, Viva o Gordo e Abaixo o Regime, Um Gordoidão no País da Inflação e Um Gordo em Concerto, entre outros. "Um dia, o Paulo Autran me chamou para participar de uma peça na TV, e nunca mais parei. Isso tem 60 anos de profissão. Eu não saberia fazer outra coisa. Graças a isso, tudo que eu tenho na vida quem me deu foi uma entidade chamada plateia. Plateia nas artes plásticas, na literatura, no teatro, na TV, no cinema, na comédia, como diretor; tudo que eu consegui foi graças à plateia, a todas elas. Para mim, o mundo tem sido uma plateia", explica o humorista.
Jô diz que vai dirigir duas peças para as quais prepara as traduções, mas, prefere não dizer os nomes.