Companhia das Letras lança #DescontosNecessários contra desinformação
A ideia é oferecer descontos de 30 a 90% em livros publicados pela Companhia das Letras que possam combater a desinformação propagada nas redes
Enquanto regulamentações mais rigorosas para as notícias falsas não chegam no país, a Companhia das Letras decidiu transformar a desinformação em descontos.
A promoção #DescontosNecessários foi lançada ontem, 18, pela editora, e fica no ar até o dia 24 de fevereiro. A ideia é oferecer descontos de 30 a 90% em livros publicados pela Companhia das Letras que possam combater a desinformação propagada nas redes.
Um robô baseado em algorítimos irá rastrear o Twitter em busca de pessoas que estejam compartilhando informações incorretas. Essa tecnologia irá enviar um alerta diretamente para a editora, que identifica a informação errada e seleciona dentro de seu catálogo uma obra que possa esclarecer melhor as informações contidas na mensagem.
Aí entra o trabalho humano: a Companhia envia uma mensagem que convida o autor do post a conhecer outras versões daquele fato e já oferece um desconto para compra de um livro sobre o assunto. A ideia é justamente propagar o conhecimento entre aqueles que divulgam fake news inadvertidamente e poderiam se beneficiar dos descontos.
Segundo um comunicado enviado à imprensa, "o desconto será proporcional à controvérsia da mensagem". O vídeo de divulgação da promoção exemplifica isso ao mostrar que uma pessoa que escreve que vacinas podem estar deixando as crianças doentes ganharia um desconto de 50% – mas, se o usuário fosse mais longe e dissesse que deixaria de vacinar seu filho, o desconto subiria para 90%.
Felizmente, não é necessário sair por aí compartilhando fake news para ganhar um desconto. As obras que participam da ação também podem ser acessadas diretamente no site do #DescontoNecessário, onde usuários encontram livros sobre feminismo, ciência, política, saúde, LGBT, racismo, meio ambiente, entre outros.
A partir do hotsite