Cinco redes sociais para quem está cansado do Facebook
Além das plataformas famosas, como Instagram e YouTube, existem diversas outras redes sociais para quem quer interagir com os amigos
Como alternativa, além das plataformas famosas, como Instagram e YouTube, existem diversas outras redes sociais para quem quer interagir com os amigos. Pensando nisso, listamos cinco redes sociais que podem ser opções interessantes: Skoob para quem gosta de ler, a Hello para quem tem saudades do Orkut, a Vero e a Ello para quem não aguenta mais ver publicidade na Internet, o Hi5, que não morreu e ainda tem 300 milhões de membros cadastrados, para quem quer flertar. Confira a lista:
1. Ello
A rede social Ello chama a atenção por ser livre de anúncios. A plataforma promete garantir a privacidade dos dados dos usuários, impedindo que sejam vendidos para outras empresas (como o Facebook). A rede não é nova. Foi criada em 2013 por um grupo de designers e artistas que queriam um espaço descomplicado e sem propagandas para dividir ideias com os amigos e com o mundo. Disponível para celular Android e iPhone (iOS) e na web, até hoje, ela se define como "a rede dos criadores".
2. Hello
Quem sente saudades do Orkut, que foi desativado em 2014, pode se identificar com a Hello. A rede também foi criada pelo programador turco Orkut Buyukkokten e traz várias funções inspiradas no "irmão mais velho". O grande apelo da Hello está no conceito de personas, que é uma forma de resgatar as comunidades de um jeito mais moderno. O objetivo da rede também é o mesmo: unir pessoas que têm os mesmos interesses. Lançada em 2016 com versão web e para Android e iPhone (iOS), a rede chegou a ficar conhecida como o "novo Orkut".
3. Vero
A Vero é uma rede que se autodefine como "verdadeiramente social". Ao contrário do Facebook e do Instagram, a plataforma não tem anúncios e apresenta as publicações em ordem cronológica, ou seja, não usa algoritmos para exibir posts. Apesar de ter sido criada em 2015, seu auge foi em 2018, quando chegou ao topo da App Store americana e atingiu a marca de um milhão de usuários. Na Vero, é possível compartilhar fotos e vídeos, que podem ser editados e também recomendar músicas pelo iTunes, filmes, pelo themoviedb.org, e livros, do iBooks. Assim como em outras plataformas, o usuário pode usar hashtags para visualizar posts sobre um determinado assunto.
4. Hi5
O Hi5 foi criado em 2003 e teve seu auge em 2008, quando esteve entre os 20 sites mais visitados da Internet. Apesar de ser "antiga", a rede pode agradar quem procura algo parecido com o Facebook. Isso porque a plataforma também permite a criação de um perfil pessoal e a interação com amigos por meio de postagens e compartilhamento de conteúdo como fotos, vídeos e outros.
Disponível em 15 idiomas, a rede tem cerca de 300 milhões de membros registrados e é voltada para quem quer flertar, namorar ou fazer novos amigos. A Hi5 está disponível no Android, iPhone e na web. Para fazer login, o usuário pode autorizar o uso dos dados do Facebook, fazer uma sincronização com uma conta do Google ou inserir um e-mail para se cadastrar manualmente.
5. Skoob
O Skoob ("books" ao contrário) é a primeira rede social brasileira destinada a leitores de livros. A ideia é que pessoas que leram os mesmos livros se encontrem no meio online para trocar experiências, críticas ou recomendações de novas outras leituras. Através da interface simples, o usuário pode fazer sua lista de preferências literárias, criar uma ordem de leitura, publicar resenhas e interagir com quem está lendo o mesmo livro. O Skoob ainda permite a criação de grupos que funcionam como fóruns de discussão. Um tipo de clube do livro moderno que pode ser usado na versão web ou apps para Android e iPhone.