Casa onde Tarsila do Amaral nasceu é restaurada para virar museu interativo
Antigo casarão de fazenda em Rafard (SP) foi doado a organização social
Meia dúzia de homens retira cuidadosamente as velhas telhas do casarão principal da Fazenda São Bernardo, na zona rural de Rafard (SP). Enquanto isso, no chão, outro funcionário as lava uma por uma antes de subi-las novamente aos devidos lugares, onde estão desde 1875.
Um processo extremamente minucioso faz parte da primeira etapa de restauração da casa onde Tarsila do Amaral nasceu e viveu até 9 anos de idade, na Fazenda São Bernardo, na zona rural de Rafard (SP). O local será transformado em um museu interativo ligado ao modernismo, movimento que influenciou as artes e o design na primeira metade do século 20 e do qual a pintora fez parte.
O diretor cultural da organização social Abaçaí Cultura e Arte, Toninho Macedo, conta que o objetivo é que o visitante do museu possa acessar, por exemplo, o Abaporu, obra de 1928 que ocupa lugar de destaque no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), na Argentina.
Parte da Fazenda São Bernardo é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde 2011, por ser considerado patrimônio histórico e cultural de Rafard, Capivari (SP) e Mombuca (SP).
A segunda parte do restauro será voltada ao interior da casa, que é feita de pau a pique e barrotes de bambu amarrados com cipó. Macedo prevê que a intervenção deve custar aproximadamente R$ 1 milhão.