3 dicas básicas para harmonizar drinks e pratos e receber os amigos em grande estilo
Harmonizar a bebida e os pratos é uma verdadeira arte, que faz a diferença entre um jantar banal e uma grande experiência
Em um jantar perfeito, tudo se relaciona e o resultado é uma combinação de cada sabor, da entrada à sobremesa – incluindo os drinks. Harmonizar a bebida e os pratos é uma verdadeira arte, que faz a diferença entre um jantar banal e uma grande experiência entre talheres e copos – seja num restaurante, seja na sua própria casa.
É possível harmonizar pela aproximação ou pela diferenciação total de sabores, e vale a pena se preocupar sempre com excessos – sabores doces ou salgados ou ácidos demais, por exemplo, merecem ser quebrados e harmonizados. Assim, separamos 3 dicas de muitos caminhos possíveis para harmonizar comidas e drinques e preparar um jantar espetacular em sua própria casa.
Acidez com acidez
Harmonização por correlação é o nome que se dá quando os sabores predominantes do prato se aproximam do sabor que se destaca no drinque. Um bom exemplo é a combinação do cítrico que tempera ostras com drinques com limão – também de elevada acidez.
Harmonizar pela diferença
Se a correlação pode ser a harmonia, a diferença também é um caminho delicioso. Pratos de tempero forte, como um steak tartare – que traz notas até mesmo adocicadas – um drinque amargo funciona em precisa oposição, realçando sabores e ampliando a palheta de cores gustativas.
Quebrar a doçura
Para a sobremesa, é possível balancear a doçura do prato com drinques menos doces, como o contrário: oferecer um drinque especialmente adocicado, com frutas e bebidas singulares, com sobremesas menos açucaradas, como um cheesecake.