Terça, 03 Dezembro 2024

Autos

IPVA poderá ser parcelado com uso de cartão de crédito

Autos

IPVA poderá ser parcelado com uso de cartão de crédito

 Sistema está disponível apenas para débitos não inscritos na dívida ativa

Nova modalidade de pagamento foi validada na quarta-feira (9) (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

A Secretaria da Fazenda e Planejamento assinou na quarta-feira (9), um convênio com duas operadoras financeiras que permitirá ao contribuinte realizar o parcelamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 por meio do cartão de crédito. Será contemplado também pela ação o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e o Licenciamento.

A nova modalidade é válida apenas para débitos não inscritos na dívida ativa, ou seja, para o calendário deste ano. Os interessados precisam comparecer a um dos endereços de atendimento das credenciadas - até o momento as empresas Fintech Taki e Esmeralda – com o Renavam e realizar o pagamento do imposto por meio das máquinas de POS (Ponto de Venda, do inglês Point of Sale).

"O proprietário deverá entrar no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento para consultar o ponto de atendimento mais próximo. Ao pagar o imposto presencialmente, receberá dois comprovantes: o da transação do crédito e da quitação do débito de IPVA", explica o secretário Henrique Meirelles. "Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao cofre do governo de forma imediata".

As empresas terão autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte. Para consultar os endereços das credenciadas, acesse http://portal.fazenda.sp.gov.br (a lista de endereços estará disponível no portal até o final do dia).

Licenciamento
Até março, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), está disponibilizando o licenciamento antecipado de 2019 para veículos. Pessoas que optarem por essa modalidade deverão quitar todos os débitos (IPVA, seguro obrigatório, multas e outros valores), antes de solicitar a antecipação do tributo.

O valor para 2019 é de R$ 90,20. Para pagar, basta informar o número do Renavam do veículo no banco, caixa eletrônico ou internet banking (se disponível o serviço). O pagamento em cota única, até o dia 22, acarreta um desconto de 3%. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/