Cioeste anuncia compra de 20 mil testes para detectar coronavírus
Por meio do Consórcio, prefeitos vão adquirir exames de tomografia e o maior número possível de leitos privados
Os prefeitos dos municípios que integram o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) estabeleceram um protocolo para uniformizar as ações das cidades da Região no combate ao coronavírus. A medida foi anunciada na quarta (18).
Ao mesmo tempo, os gestores decidiram adquirir em prazo emergencial, por meio do consórcio, exames de tomografia, o maior número possível de leitos de UTI privados e 20 mil testes de Covid-19 para todos os municípios integrantes do Cioeste."É muito preocupante e sério o que está acontecendo", disse o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), que também preside o consórcio. "Espero que toda a população tenha toda a adesão aos cuidados necessários, como lavagem de mãos e se abster aglomerações. Essa adesão fará com que a gente evite a contaminação comunitária", afirmou Cezar.
Na Região, já são 17 casos confirmados de Covid-19, sendo um em Jandira, cinco em Santana de Parnaíba, sete em Barueri e quatro em Osasco. Os dados são das prefeitura locais e de levantamento da reportagem.
Na região
Cezar também anunciou a implementação de um hospital de retaguarda com 48 leitos em Santana de Parnaíba. O equipamento, que será destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes com problemas respiratórios graves, deve ser instalado em um imóvel no bairro Fernão Dias, segundo a secretaria de Comunicação do município. Não há prazo definido para o início do funcionamento.
A respeito do equipamento mencionado não será propriamente uma construção, se trata de adequação de um imóvel, no bairro Fernão Dias. O local será adaptado com todos os equipamentos necessários para atender cerca de 48 pessoas que apresentarem problemas respiratórios graves. A respeito do valor e prazo para funcionamento, ainda não temos essa informação definida.
Nesta semana, começou a funcionar em Itapevi o Centro de Combate ao Coronavírus (Rua José Michelotti, 97 – Vila Nova Itapevi). Espaço criado e mantido pela prefeitura, o centro dará atendimento exclusivo a pacientes com mais de 12 anos de idade com sintomas da doença. O objetivo é evitar que infectados aguardem atendimento nas demais unidades de saúde.
Barueri foi a primeira a anunciar, na semana passada, que disponibilizou 20 leitos do Hospital Municipal de Barueri para pacientes detectados com sintomas da doença.
Horários flexíveisCezar também listou uma série de outras medidas para enfrentar o avanço da epidemia da doença na cidade. Os ônibus, por exemplo, serão higienizados após todas as viagens. O prefeito também pediu aos empresários que iniciem e encerrem suas atividades em horários flexíveis, para diminuir o deslocamento na hora do rush.
Ao mesmo tempo, foi proibida a presença de mais de um acompanhante para os pacientes nas unidades de saúde, que também viu exames de rotina, consultas de otorrinolaringologia e de oftalmologia serem suspensas.
Além disso, Cezar disse que a prefeitura está desenvolvendo um aplicativo para centralizar todas as informações sobre o combate à epidemia em um só dispositivo. Ele também fez um apelo à comunidade cristã. "Não façam cultos ou missas", disse. "O fato de sermos cristãos não vai nos isentar de sermos contaminados", sentenciou.