10/11/2017
POLÍTICA
Elvis vai a Portugal pelo Cioeste
Além de assinar acordo com associação portuguesa, prefeito participou de evento de tecnologia
Haydée Eloise Ribeiro
algarve. Elvis palestrou a empresários de Portugal em Tavira. Foto: Divulgação

F oram dias produtivos e espetaculares. É assim que Elvis Cezar (PSDB), presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), define os últimos dias em que passou em cidades de Portugal para realizar diversas ações representando o consórcio. “Foram quatro dias intensos” destaca, novamente, Elvis, que também é prefeito de Santana de Parnaíba.

Primeiramente, o presidente do Cioeste assinou o acordo com a Associação Intermunicipal do Algarve (Amal), que atua em Portugal e reúne ao todo 16 cidades: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

O Cioeste já havia firmado parceria com a Amal, no final de outubro, na sede da Cioeste, em Alphaville. Agora foi a vez de assiná-lo em solo lusitano.
“Esses municípios são grandes vetores de empreendedorismo de Portugal”, destaca Elvis, que falou para mais de 150 empresários. Além do Cioeste, ele aproveitou para explanar sobre Santana de Parnaíba. “Apresentei a cidade e estabeleci contatos para que uma comissão de empresários visitem as condições do nosso município e de outras cidades da região”, explica.

E acrescenta: “A empresa média precisa de agência de fomento, de nós, para realizar negócios. As multinacionais não dependem de nós”. Segundo ele, atualmente a relação comercial e empresarial entre Brasil e Portugal é pequena.

Esses empresários portugueses são de setores variados, como o de energia limpa. “Buscamos convênios para toda a região, incluindo o Mercosul. Queremos ainda criar um fortalecimento com a Europa com agências de fomento, através de São Paulo”, destaca o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo.

O prefeito aproveitou para visitar o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que ocorreu esse ano em Lisboa, de 5 a 8 de novembro. “Visitei startups”, afirma Elvis Cezar. Startups são empresas jovens, inovadoras e com alto potencial de crescimento. Atualmente, Portugal é considerado o país das startups, inclusive já tendo lançado o Starp Visa, visto de residência especial para empreendedores da área de tecnologia e inovação. O programa começa a aceitar inscrições em 1º de janeiro de 2018.

O sistema de transporte público utilizado no país europeu também chamou a atenção do prefeito de Santana de Parnaíba. “Eles utilizam o bonde e os ônibus elétrico e convencional. Queremos dar um boom no transporte coletivo da cidade, que faz parte do nosso plano de mobilidade urbana”, ressalta o prefeito.