02/11/2017
POLÍTICA
Cioeste e Amal firmam parceria
Região faz parceria com entidade portuguesa
Haydée Eloise Ribeiro
Elvis Cezar e Paulo Bernardo, do consórcio de Portugal. Foto: Cioeste/Divulgação

O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) firmou, no final de outubro, na sede da Cioeste, em, Alphaville, parceria com a Associação Intermunicipal do Algarve (Amal), que atua em Portugal e reúne 16 cidades: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Com vigência de dois anos, o convênio prevê intercâmbios para fomento de negócios entre as regiões, realização conjunta de eventos internacionais, além do planejamento de programas e projetos entre as cidades que compõem os dois consórcios. Cada uma das partes é representada por uma pessoa designada para dar andamento às atividades que serão desenvolvidas em conjunto.

“O convênio com a Amal possibilitará novos negócios e desenvolvimento para as regiões, bem como a abertura de mercados e troca de experiência entre os dirigentes das cidades”, afirma Elvis Cezar, presidente do Cioeste e prefeito de Santana de Parnaíba (PSDB).

Para Jorge Manuel Nascimento Botelho, presidente da Amal, o acordo com o Cioeste possibilitará que empresas e empresários portugueses venham fazer negócios com o Brasil, através do consórcio. “Será uma grande porta de entrada da Europa para a América do Sul”, ressalta ele.

No dia 2/11, Elvis fez palestra para empresários de Portugal na região do Algarve, em Tavira, para promover ponte tripartida entre Algarve + Andaluzia + Regia?o Metropolitana de São Paulo. O encontro em Algarve é para a assinatura do acordo, agora em Portugal, e definição de pauta para as primeiras ações.