25/09/2017
POLÍTICA
Cioeste assina protocolo com agência catalã
Municípios formalizam intenção de conhecer e adotar parcerias com empresas espanholas
Haydée Eloise Ribeiro Maciel
Prefeitos. Da esquerda para a direita, em pé: Josué Ramos, Elvis Cezar, Rogério Lins, Marcos Neves, Paulo Barufi e, assinando, Rogério Franco. Sentado, Josep M. Buades. Foto: Divulgação

Na última quinta (14/9), na sede do Consórcio Intermunicipal Região Oeste Metropolitana, em Barueri, alguns prefeitos do Cioeste assinaram protocolo de intenções de investimentos e cooperação com a Acció Generalitat de Catalunya, agência do governo Catalão criada para tornar empresas catalãs mais competitivas.

A assinatura ocorreu durante a Assembleia de Prefeitos do Cioeste. Os prefeitos de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar; de Cotia, Rogério Franco; de Osasco, Rogério Lins; de Jandira, Paulo Barufi; de Carapicuíba, Marcos Neves; e de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, estavam presentes.

Com o documento, os municípios que integram o consórcio formalizam a intenção de conhecer e adotar parcerias e investimentos com empresas da Catalunha. No encontro, Josep M. Buades, diretor de relações internacionais da Catalunha, fez uma apresentação das ações desenvolvidas pela agência para levar e trazer investimentos para municípios com os quais mantém a parceria. “Com essa assinatura, abrimos uma agenda de trabalho entre os municípios do Cioeste e a oportunidade de participação na Feira Smart City, em novembro, em Barcelona”, disse Cezar, presidente do Cioeste. A Smart City Expo World Congress 2017 ocorre em novembro e deve ter representantes do Cioeste para conhecerem cases em smart nas áreas de infraestrutura, mobilidade, saúde, etc.

A Acció, com sede em Barcelona, aproxima países interessados em investir na Catalunha e empresas catalãs interessadas em investir em outros países. A empresa mantém escritório em São Paulo. Segundo Buades, o Brasil já possui mais de 480 empresas catalãs espalhadas em seu território. “O objetivo da parceria é que o Brasil esteja entre os 5 principais mercados da Catalunha para investimentos globais”, diz.

“No momento em que a crise econômica ainda afeta o país, este acordo é um alento para Barueri e cidades vizinhas. Esperamos que traga mais investimentos.

Tem investidor querendo empreender e temos infraestrutura para expansão”, diz Rubens Furlan, prefeito de Barueri.

“A parceria entre o Cioeste e a Acció consiste em atrair novos investimentos da Catalunha à nossa região”, comenta Josué Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista.

“O tecido produtivo dos municípios tem tudo a ver com os tecidos da Catalunha e será oportunidade de negócios e parcerias entre ambos os territórios, inclusive na área de educação”, afirma Rogério Lins, prefeito de Osasco.

“A união das cidades é fundamental para dinamizar o desenvolvimento econômico regional e, através das cooperações com outros países, alcançar excelentes resultados”, avalia Rogério Franco, prefeito de Cotia.