25/08/2017
POLÍTICA
Gil Arantes volta a dirigir DEM
Boatos chegaram a especular que o ex-prefeito voltaria à política concorrendo a deputado estadual
Haydée Eloise Ribeiro
Gil Arantes passa a ocupar novamente a presidência do diretório regional do DEM

Oex-prefeito de Barueri, Gil Arantes, voltou a ser o presidente do diretório do DEM na região. Arantes havia saído da liderança do partido ainda esse ano, quando assumiu o seu lugar na presidência do partido o então deputado estadual Gil Lancaster, apadrinhado por Arantes nas últimas eleições.
Fontes revelaram que políticos ligados a Gil Arantes estão realizando diversos eventos para estimular o parlamentar a retornar à vida política em breve.
Inclusive, surgiu um rumor de que o ex-prefeito pensava em se candidatar ao cargo de deputado estadual nas próximas eleições. A informação foi levantada na última sessão da Câmara Municipal de Barueri, realizada na terça-feira (22).

A reportagem da Folha de Alphaville procurou Gil Arantes. Ele comentou que não possui nenhuma pretensão de concorrer ao cargo de deputado estadual pelo estado de São Paulo. Apesar de lideranças da região o estarem convidando para retornar à política. Caso Gil Arantes resolvesse ser candidato a esse cargo, o deputado estadual Gil Lancaster deu sua opinião sobre esse assunto. “Cada um tem livre-arbítrio para escolher seu caminho”, diz ele. E acrescenta ainda: “Gil Arantes é um grande político, me ajudou a conhecer e entender a política e também apoiou a minha candidatura a deputado estadual e isto jamais esquecerei”, afirma Lancaster.

Segundo o deputado estadual, sua preocupação é exercer um bom mandato. “Quero continuar sendo ‘ficha-limpa’ e apresentar projetos de desenvolvimento e melhorias à população dos 645 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região que atuo”, destaca o parlamentar.
Lancaster apresentou junto ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), emendas na área da saúde a diversas cidades da região: Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

“Para finalizar, espero que as eleições de 2018 sejam limpas, honestas e justas. Pode ter certeza que minha campanha será transparente e democrática”, diz o deputado estadual. Lancaster e Arantes são parentes. A filha do deputado é casada com o filho do ex-prefeito. O casal tem uma filha, neta em comum dos políticos. Em março de 2016, depois de passar por três mandatos, Gil Arantes havia anunciado que deixaria a política ao final de seu mandato como prefeito de Barueri, após 31 anos de vida política. Segundo nota da época, ele disse que iria priorizar sua saúde e ficar mais próximo da sua família.

Alguns parlamentares ficaram surpresos com a decisão do político, entre eles o atual prefeito do município, Rubens Furlan (PSDB), além de alguns vereadores. Surgiram rumores em relação à sua saúde depois que ele não havia participado de um encontro importante em que esteve presente Geraldo Alckmin. Gil Arantes está sendo processado criminalmente por mais de 60 casos de lavagem de dinheiro e desvio de verba pública. Arantes chegou a ficar afastado por 15 dias do comando da prefeitura de Barueri. Atualmente, o processo contra o ex-prefeito de Barueri está correndo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), sem previsão de data de um julgamento.