10/11/2017
FOLHA DO CARRO
Salão de Tóquio é um ‘show’ de  carros conceitos e novas tecnologias
Honda, Nissan, Subaru e Toyota levaram várias novidades à 45ª edição do Motor Show japonês
Lucia Camargo Nunes
Fine-Comfort Ride da Toyota traz novas possibilidades para veículos movidos a célula de combustível

O Salão de Tóquio é um dos mais distantes da realidade brasileira, mas importante por apontar as tendências em seus carros conceito.
A 45ª edição da feira, que terminou em 5/11, trouxe muitas novidades das marcas “da casa”, como Honda, Nissan, Subaru e Toyota.

Da Honda, o EV foi um dos destaques. Construído sobre uma plataforma totalmente nova e especial para veículos elétricos, o Urban EV Concept é um conceito que indica as diretrizes de tecnologia e design para os futuros modelos de veículos totalmente elétricos de produção em massa. Um novo modelo baseado nesse conceito será posto à venda inicialmente na Europa e, em seguida, no Japão em 2020.

No segmento das duas rodas, a Riding Assist-e é uma motocicleta experimental desenvolvida pela aplicação de tecnologias próprias de equilíbrio da Honda reunidas na área de pesquisas do campo da robótica. O objetivo desse modelo é tornar a vida dos motociclistas ainda mais divertida com a diminuição do risco de quedas.


Impreza Future Sport Concept propõe novos valores de um esportivo

Da Toyota chamou a atenção o Tj Cruiser, inspirado na fusão entre van e SUV. O conceito propõe o equilíbrio entre o espaço de uma van de carga e o design de um SUV. Ideal para motoristas que misturam trabalho e diversão, Tj Cruiser é o mais novo símbolo de pioneirismo da Toyota.

Já o conceito GR HV Sports foi inspirado tanto no modelo de competição Toyota Gazoo Racing’s TS050, carro híbrido de corrida, quanto nos históricos modelos esportivos da marca. Com teto targa e sistema conversível similar ao utilizado no lendário Sports 800 e no Supra, o GR HV Sports é alimentado pelo sistema THS-R (Toyota Hybrid System-Racing).

O IMx, carro-conceito 100% elétrico, foi uma das atrações da Nissan, com operação totalmente autônoma e autonomia de mais de 600 quilômetros. O veículo inovador fornece uma prévia futura da “Nissan Intelligent Mobility”, a abordagem para mudar a forma como os carros são alimentados, conduzidos e integrados à sociedade. Ao oferecer a capacidade de controlar o modo de condução do veículo, o IMx visa transformar a vida cotidiana dos motoristas.

Com este protótipo, a Nissan está empenhada em mudar a forma como as pessoas e os carros se comunicam, bem como a forma como os carros interagem com a sociedade no futuro próximo e além.”

A Subaru revelou o conceito Vizivi, sedã esportivo fiel à filosofia de design da marca “Dynamic x Solid”, além de mostrar a visão de futuro em segurança com a tecnologia de direção assistida, baseada no sistema EyeSight – dispositivo de segurança que identifica a proximidade de obstáculos e pedestres.