10/07/2017
FOLHA DO CARRO
Jaguar XE SV Project 8:  foco no desempenho
O Project 8 será o primeiro veículo completamente produzido artesanalmente
Lucia Camargo Nunes
Project 8 é o mais rápido sedã de passeio já produzido na história da marca e o primeiro com motor 5.0 V8 Supercharged de 600 cv de potência (Foto: Divulgação)

A Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) apresenta o sedã mais potente e ágil já produzido pela marca britânica em sua história: o Jaguar XE SV Project 8, modelo capaz de superar os 320 km/h de velocidade máxima. O novo Jaguar chega para ser um dos mais avançados sedãs totalmente focados em desempenho no mundo, com uma mescla de alta potência, agilidade e dinâmica com tração integral nas quatro rodas.

Com velocidade máxima superior a 320 km/h, o modelo sai da imobilidade e atinge os 100 km/h em apenas 3,5 segundos. O sedã é o primeiro da marca a ser equipado com motor 5.0 V8 Supercharged de 600 cavalos de potência. O propulsor traz exaustor ativo variável de titânio que, combinado ao sistema de tração integral e com um pacote aerodinâmico derivado do esporte a motor.

Uma série de mudanças na estrutura do modelo idealizadas pela SVO também são responsáveis pelo alto desempenho do veículo. O XE conta com avançados dutos de refrigeração envoltos a uma estrutura em fibra de carbono, mesmo material do teto e do para-choques traseiro. Sua carroceria foi alargada de forma a cobrir totalmente as rodas de 20 polegadas em liga leve de alumínio.

A aerodinâmica está presente em todos detalhes do modelo, como na saia dianteira com ajuste de altura em relação ao solo, assoalho plano, difusor traseiro e no aerofólio traseiro ajustável. Para garantir ótimo desempenho nas ruas ou pistas, esse Jaguar é equipado com suspensão dianteira double wishbone e traseira integral link, com molas mais rígidas e amortecedores continuamente variáveis, ajustáveis manualmente, com altura do solo inferior a 15 mm em situação de pista. O Project 8 traz ajuste manual de altura para condução no dia a dia, sistemas dinâmicos de condução para uso em cirtuito e um pacote opcional de apenas dois assentos Track Pack, que economiza 12,2 kg. 

Primeiro modelo da Jaguar a receber a nova geração do sistema de freios de carbono cerâmica e a primeira aplicação em um veículo de passeio da tecnologia de rolamentos de cerâmica, estilo roda de nitreto de silício, até então usada somente na F1. O Project 8 será o primeiro veículo completamente produzido artesanalmente pelos experts da SVO, no centro técnico de desenvolvimento em Warwickshire, no Reino Unido, fruto de um investimento de 20 milhões de libras esterlinas. O novo Jaguar foi apresentado pela primeira vez ao público durante o tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, no último final de semana de junho. O veículo terá produção limitada a apenas 300 unidades em todo o mundo. Ainda não há previsão de venda do modelo no mercado brasileiro.

(Foto: Divulgação)

Com emoção
O novo Porsche 911 GT2 RS é o 911 mais rápido e mais potente aprovado para uso na estrada. O coração desse esportivo de alto desempenho é um motor horizontal biturbo de 700 cv. Pesando 1.470 kg com o tanque de combustível cheio, o biposto acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. O cupê com tração traseira tem velocidade máxima de 340 km/h. O GT2 RS será oferecido ao mercado brasileiro, mas datas de lançamento, preços e configurações ainda não estão confirmadas.