06/07/2017
FOLHA DO CARRO
Honda WR-V é um SUV compacto de vocação urbana
Avaliamos a versão ELX, que custa R$ 83.400, equipada com motor 1.5 de até 116 cv
Lucia Camargo Nunes
Esqueça o Fit. O WR-V tem personalidade própria e qualidades de um SUV pequeno. Fotos: Divulgação

Omercado automotivo precisa se reinventar. Foi assim com o surgimento de SUVs nacionais (caso do EcoSport) e a tecnologia Flex. A onda mais recente são os crossovers, carros que misturam segmentos. Pensado para o mercado brasileiro, o Honda WR-V, classificado com SUV compacto, é uma das apostas da marca.

Avaliamos o modelo derivado do Fit, lançado em março e que vem para ser um SUV de entrada para alguns consumidores. Pouco visto nas ruas, ainda chama muita atenção de curiosos, que perguntam preço e querem vê-lo por dentro.

O WR-V custa a partir de R$ 79.400 na versão EX e R$ 83.400 a EXL, mais equipada (como a avaliada). O motor é o mesmo para ambas: 1.5 de 116 cv (etanol) e 115 cv (gasolina), ambas com a transmissão CVT. O desempenho é satisfatório, já que não se trata de um esportivo. A direção elétrica contribui bastante na dirigibilidade.

O consumo de combustível lhe confere nota A pelo Inmetro: com etanol faz 8,1 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada/ com gasolina, respectivamente, 11,7 e 12,4 km/l.

Com uma frente mais imponente que o Fit, o WR-V se destaca pelos faróis com leds e estilo mais robusto. A traseira é bem diferente de outros Hondas, com lanternas que invadem a tampa do porta-malas – que acomoda apenas 363 litros.


Rodas de 16", suspensão elevada e design mais robusto

De altura mais elevada, o WR-V agrada no trânsito pela boa visibilidade que proporciona. A suspensão foi retrabalhada para garantir mais estabilidade e também conforto em pisos irregulares. Os pneus são os verdes Pirelli 195/60 aro 16”, para rodar na cidade, afinal, trata-se de um SUV compacto de vocação urbana.

Por dentro, o WR-V é prático e confortável. Os bancos ganharam costura aparente mais caprichada. O amplo espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro se destaca. 


Central multimídia de 7" é um dos destaques no interior do WR-V

A versão avaliada EXL traz central multimídia de 7” com navegador GPS, Bluetooth com comandos hands free no volante, piloto automático e revestimento exclusivo dos bancos de tecido com combinação dos acabamentos em preto e laranja ou preto e prata, dependendo da cor externa do veículo.

Pelo pacote que oferece deve agradar em cheio a famílias pequenas (por causa do bagageiro não tão espaçoso) e jovens que ainda não podem adquirir um SUV maior. 

Em Alphaville, a concessionária HVille (também com loja em Osasco) oferece o modelo para test drive, condições especiais de financiamento e opção de compra sem juros pelo consórcio.