02/03/2017
FOLHA DO CARRO
Audi RS3 Sportback
Esportivo renovado traz motor de 400 cv de potência
Por fora, o RS 3 Sportback exibe detalhes mais esportivos. Rodas são de 19". No interior, cockpit é repleto de informações. Sistema de som tem 705 watts de potência

Depois da apresentação do Audi RS 3 Sedan no Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 2016, a montadora de  Ingolstadt (Alemanha) prepara para o Salão de Genebra (entre 9 e 19 de março, na Suíça) a estreia do RS 3 Sportback. Na Europa, a marca inicia as vendas em agosto. Para o Brasil ainda não há previsão.

Por trás da performance do RS 3 Sportback está o motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças ao  cárter de alumínio, entre outras características.
O esportivo consegue acelerar até 100 km/h em 4,1 segundos. E sob demanda, a Audi pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h.

A transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral permanente quattro transferem a potência do cinco-cilindros para a estrada. O motorista pode variar individualmente o funcionamento dos componentes entre três modos – comfort, auto e dynamics. O manuseio é aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle eletrônico de estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport ajustado especialmente para o RS.

Por fora, o Sportback ganhou redesenho na lâmina no para-choque dianteiro, deixando a frente do carro com aparência mais larga. Faróis de led com a distinta assinatura de iluminação são de série, e faróis matrix de led são oferecidos como opcionais. Na traseira há spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento ovais. As rodas têm 19 polegadas de diâmetro e os pneus medem 235/35.

O sistema de informação ao motorista centralmente posicionado inclui indicador de aumento de pressão, termômetro de óleo e contador de voltas. Uma tela especial RS desloca o tacômetro para o centro, exibindo em ambos os lados as informações sobre torque, força G e pressão dos pneus.