05/01/2018
ESPORTES
Barueri quer receber final da Copa São Paulo
Convite foi feito por secretário; hipótese é remota, mas Federação não descartou possibilidades
Paulo Talarico
Flamengo goleou o Ji-Paraná na estreia da Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começou e Barueri mais uma vez entra como uma das principais sedes do maior torneio das categorias de base do país. Os jogos na Arena Barueri começaram na quarta-feira (3) e seguem neste sábado com jogos entre Oeste e Ji-Paraná e Flamengo e Aimoré.

A cidade tenta repetir o histórico dos últimos anos, quando sediou jogos das equipes campeãs do torneio. Além disso, a prefeitura pleiteou até mesmo ser o palco da decisão da competição.

O pedido para receber a final foi feito pelo secretário de Esportes, Tom Moisés, em congresso técnico na terça-feira (2), com a  apresentação da estrutura junto aos quatro times que estão na cidade. Ele citou um fato político como motivador. O julgamento do recurso do ex-presidente Lula, marcado para o dia 24 de janeiro, e que deve motivar protestos na capital.

“Queremos trazer a final para Barueri. Imagina no aniversário de São Paulo e a gente faça em Barueri. Tendo em vista os acontecimentos em São Paulo, quando ocorrerá o julgamento dia 24, dizem que a Paulista vai parar. Fica publicamente convidada a Federação sediar a final em Barueri”, afirmou o secretário.

Delegado da Federação, Domingos Cangiano Filho disse que não há nada descartado, apesar do confronto já estar marcado para o Pacaembu, palco tradicional das decisões. Domingos citou 2008, como exemplo, quando a decisão foi no estádio Nicolay Alayon, do Nacional. No entanto, naquela oportunidade dois pequenos decidiram o título: Figueirense x Rio Branco.

Estádio 'pé quente'

Sede da semifinal da Copinha desde 2013, em quatro das cinco edições, o clube que se classificou para a final jogando em Barueri, foi campeão do
torneio. É o caso do Corinthians no ano passado, que venceu na semifinal o Juventus por 3 a 0 e eliminou na edição ainda o Internacional e o Flamengo.

Um dos favoritos neste ano, o Flamengo jogará a primeira fase na Arena Barueri e no título de 2016, garantiu a vaga na final jogando no campo
barueriense contra o América MG. Em 2013 e 2014, o Santos conquistou o bicampeonato e, em ambas as disputas, jogou também na Arena na fase semifinal

A única exceção foi o Botafogo de Ribeirão Preto. O time eliminou o Palmeiras no estádio, mas caiu diante do Corinthians na final. A Copa SP tem 128, divididas em 32 grupos. Se classificam os dois melhores de cada chave para a fase do mata-mata.