15/12/2017
ESPORTES
Equipes sobem no pódio na  última etapa de rali do ano
A equipe de Alphaville FD Rally Team fechou com chave de ouro
Rally dos amigos. Em Avaré (SP), o piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin correram de UTV, veículo com o qual vão competir no próximo Rally Dakar. Foto: Nelson Santos/PhotoAction/Divulgação

Terminou no sábado (9), com o Rally dos Amigos, a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA) e Campeonato Brasileiro de Rally Baja (CBM). A equipe de Alphaville FD Rally Team fechou com chave de ouro com pai campeão (Glauber Fontoura), mãe (Sandra Dias) e filho (Giovanni Dias) no pódio. Todos disputaram a mesma prova, em suas respectivas categorias. Em Avaré (SP), Glauber Fontoura e Minae Miyauti #311 foram os mais rápidos da Pró Brasil e, com o resultado, sagraram-se Campeões Brasileiros 2017 na categoria.

Sandra Dias retornou ao grid do Rally Cross Country, após quase duas temporadas vitoriosas no Rally de Regularidade. No Rally dos Amigos contou com o navegador mineiro Weidner Moreira e garantiram a 5ª colocação na Pró Brasil e, ainda, fecharam em 9º na geral.

E o jovem piloto de 15 anos, Giovanni, garantiu o 2º pódio em sua 2ª prova, desta vez, ao lado de Helena Deyama que tem que 22 anos de off-road e foi navegadora. A dupla terminou em 3º na UTV Marathon Infantil e fez, ainda, o 12º tempo da geral, em meio a 26 UTVs.

A bordo da Husqvarna 501, Fabrício Bianchini #2 foi campeão na Production Aberta no Rally dos Amigos. A Bianchini Rally teve dois pilotos no pódio nesta tradicional prova. Além de Bianchini em 2º, o piloto Marcos Baumgart foi o 5º mais rápido na geral e 2º na Marathon, com 2h17m11s. Baumgart #3 já havia conquistado o título do Brasileiro de Rally Baja, na categoria, por antecipação.

Outra dupla de Alphaville, Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio foi a grande campeã da categoria Carros, no 20º Rally dos Amigos.

Já a briga pelo pódio da categoria UTV foi bonita. Com apenas 12 segundos de vantagem, a dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin conquistou o 1º lugar, com Denísio Nascimento e Emilio Roquenbak na 2ª posição. “Estamos treinando para o Rally Dakar, onde competiremos a bordo de um UTV. Este veículo é muito bom para pilotar, pois podemos abusar mais da velocidade nos trechos travados (curvas). É um método diferente de pilotagem, nos adaptamos muito bem”, pontuou Varela.

Terminada a temporada 2017 do nacional, já há o planejamento para 2018. As etapas dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja foram definidas, e o início será em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, dos dias 9 a 11 de março, com o 1º Rally Minas Brasil.