14/07/2017
ESPORTES
Petecof disputa prova do Campeonato Brasileiro 
Piloto da Academia Shell Racing, de 14 anos, faz pausa nas competições europeias para participar da principal disputa nacional, em Penha (SC), de olho no bicampeonato
Gianluca Petecof integra a comitiva da Academia Shell Racing, competindo na Sudam Graduados (Foto: Divulgação)

No intervalo entre as etapas do Campeonato Europeu de Kart da FIA, o piloto de Alphaville Gianluca Petecof está em território nacional para a disputa da 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, o mais importante do país. O evento acontece de 11 a 15 de julho, no Kartódromo do Beto Carrero, em Penha (SC), onde o piloto tem retrospecto de destaque. Esta será a primeira competição oficial do piloto da Academia Shell Racing na categoria Sudam Graduados, mas o paulista de 14 anos tem muitos motivos para estar confiante em um bom resultado.

Gianluca vem em boa fase no kartismo europeu, onde tem feito a maior parte da temporada 2017. Lá, o piloto corre na categoria OK, contra pilotos mais experientes. No Campeonato Europeu, ele tem apresentado evolução. Na Itália, Petecof venceu uma das baterias classificatórias. Depois, na Espanha, saiu de um 21º lugar e terminou em 6º, e em Le Mans, há 2 semanas, fez sua melhor classificação em corridas na Europa, sendo o mais rápido de seu grupo e 3º geral entre 71 pilotos – garantindo a pole position em 2 provas. Na final, ficou em 12º. Após o Brasileiro, Petecof volta para duas últimas etapas do Campeonato Europeu, na Finlândia e Suécia.

No Brasileiro de Kart, o currículo de Gianluca coleciona bons resultados. Em 2013, ele foi Campeão Brasileiro em seu primeiro ano na categoria Júnior Menor, e estabeleceu recorde de piloto mais jovem a vencer nesta classe, com 10 anos e 8 meses. Ano passado, marcou a pole position e foi vice-campeão da Junior, e soma também três 3º lugares, e outros dois em 2012. Na sexta-feira (14) ele corre duas provas – a soma dos resultados define o grid de largada da grande final, no sábado, com transmissão ao vivo pelo Sportv, a partir das 20h.


“Estou muito animado para o Campeonato Brasileiro, onde tenho ótimo retrospecto. Gosto do formato intenso de disputa em uma semana. A categoria Sudam Graduados é a uma das mais competitivas, então tenho certeza que será muito acirrado. Mas venho confiante, em boa fase no Europeu, e vou trabalhar bastante para buscarmos esse bicampeonato”, declarou o piloto.