16/06/2017
ESPORTES
Petecof avança no campeonato europeu
KartPiloto de Alphaville, que corre na Europa este ano, saiu de 21º para 6º em disputa que começou com pista molhada e fez grande corrida de recuperação no Europeu de Kart
Lucia Camargo Nunes

Asegunda etapa do Campeonato Europeu de Kart, disputada no fim de semana de 9 a 11 de junho, em Oviedo, na Espanha, teve um desfecho positivo para Gianluca Petecof. O menino de Alphaville, de 14 anos, teve uma tomada de tempo difícil, mas conseguiu evoluir em todas as baterias classificatórias e garantir um lugar na final. Nesta corrida, ele brilhou em condições difíceis da pista úmida e saiu da 21ª posição para terminar em 6º, entre os 56 participantes da categoria OK.

Depois de conquistar sua primeira vitória na nova categoria, em uma das provas classificatórias da primeira etapa, na Itália, Gianluca chegou animado para a segunda rodada, com o desafio de correr em um circuito desconhecido. Essa foi a primeira vez que o Circuito Fernando Alonso sediou evento oficial da CIK-FIA (órgão responsável pelo kart na Federação Internacional de Automobilismo). Após 3 dias de treinos livres, Petecof teve uma boa adaptação e já estava entre os mais rápidos.

Na corrida final, a chuva acabou tendo papel determinante. Na largada, com todos os pilotos de pneus slick e a chuva começando, Gian caiu de 21º para 29º, mas logo a chuva se intensificou muito, e ele conseguiu avançar 15 posições em 2 voltas, superando as condições da pista. Com três voltas completadas, a organização interrompeu a corrida com bandeira vermelha, para que os pilotos pudessem colocar pneus de chuva. Porém, logo parou de chover e já se formou um trilho de pista seca, então eles permaneceram com os mesmos pneus, mas sabendo que fora do traçado ideal a pista estaria úmida e suja. Após a relargada, o piloto da Tony Kart veio com ritmo forte e ultrapassagens consistentes para completar as 22 voltas em 7º. Ele ainda herdou uma posição, pois outro piloto foi punido em 10 segundos por estar com o bico solto, e ficou com o 6º lugar na etapa.
Com o resultado, Gianluca Petecof já figura em 13º na classificação geral, entre 70 pilotos que participam do campeonato. O Europeu de Kart ainda terá mais três etapas, na França (Le Mans), Finlândia (Alaharma) e Suécia (Kristianstad).