12/05/2017
ESPORTES
Espanha será a F-1 passada a limpo
Automobilismo Circuito da Catalunha vive ares de recomeço da temporada
Na Rússia, Bottas dispara à frente das Ferraris de Vettel (2°) e R?ikk?nen (3°). No alto, os compostos que serão usados na Catalunha. Foto: LAT Images/Divulgação

Por Wagner Gonzalez

Quinta etapa 2017 da F-1, o Grande Prêmio da Espanha, domingo (14), será boa oportunidade para esclarecer o real potencial de cada uma das 10 equipes que disputam o campeonato. Isso porque todos os testes dos carros deste ano aconteceram nessa pista situada nos arredores de Barcelona, situação que vai esclarecer se problemas naquela época foram superados após as corridas na Austrália, Bahrein, China e Rússia ou se alguns projetos estão próximos de fracassos.

Sebastian Vettel lidera: o alemão soma 86 pontos, 13 a mais que o inglês Lewis Hamilton. Dos construtores está mais acirrado: Mercedes (136) e Ferrari (135) mostraram-se superiores, condição que só deverá mudar caso a Red Bull (57) consiga acertar seu carro para novas dimensões de asas e pneus. Verdade que o motor Renault, rebatizado TAG-Heuer, parece estar algo abaixo dos Ferrari e Mercedes, mas não é só por isso que Ricciardo e Verstappen ainda não podem ser considerados ameaças a Vettel, Hamilton, Bottas e Räikkönen.

Ricciardo reprovou a decisão da Pirelli em escolher composto duro (cor abóbora na banda lateral), médio (branca) e macio (amarela). Segundo ele, a escolha da fábrica italiana “não deixou ninguém contente”.  Toto Wolff, líder da Mercedes, tem explicações mais claras e didáticas: “Pelos nossos cálculos a pole position para essa corrida será 1’19”681, o que é bem menos que a melhor marca registrada em março, 1’18”635, por Räikkönen. Isso se explica porque o tempo estava mais frio, Kimi usou pneus mais macios que os deste GP e ninguém sabe a carga de combustível que ele levava a bordo do seu carro.”

Cabe lembrar que nos treinos de pré-temporada de 2015 a melhor marca foi de 1’22”792, quase 2 segundos melhor que a pole position da corrida daquele ano.