24/03/2017
ESPORTES
Barueri oferece 19 modalidades
Crianças e adolescentes contam até com artes marciais nas Escolas de Esportes
Haydée Eloise Ribeiro
Barueri é um importante polo para revelar novos atletas. Foto: Divuglação

Acidade chega aos 68 anos oferecendo 19 modalidades esportivas. “Nossa meta para 2017 é atender 12 mil crianças e adolescentes participantes das Escolas de Esportes”, afirma Tom Moisés, secretário de Esportes de Barueri. A secretaria também está retomando os núcleos de competições esportivas e de formação de atletas, e fortalecendo o campeonato municipal amador de futebol e futsal. “Além disso, estamos investindo em programas para a melhoria de qualidade de vida e apoiando o esporte de alto rendimento com times profissionais no vôlei, futsal e futebol, referências para as crianças”, destaca Moisés.

As modalidades são: atletismo, basquete, beisebol, bocha, capoeira, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kung-fu, muay thai, rugby, skate, taekwondo, tênis e voleibol. Há também o Programa Ativa Geral com atividades bem divertidas para o condicionamento físico. “Investir em esporte é investir em saúde, educação, segurança e qualidade de vida. A criança aprende a ter disciplina, respeito pelo próximo e desenvolve o trabalho em equipe. Fica mais distante das drogas e desliga dos videogames e da internet”, diz o secretário.
Segundo Moisés, as artes marciais têm crescido muito no gosto de adolescentes e jovens. O muay thai está chamando inclusive a atenção das mulheres, por perder peso e medidas.

Um novo projeto é o Programa Vida Saudável. Para adultos, visa estimular a prática permanente da atividade física, entre outros benefícios.
Vários atletas profissionais surgiram em Barueri. “Willian José está no futebol espanhol. O atleta de basquete Bruno Caboclo joga na NBA”, exemplifica o secretário. “A seleção brasileira sub-20 de voleibol tem quatro atletas da cidade”, conta ele.

Este ano, a Arena Barueri tornou-se realmente a casa do Oeste FC. “A Arena é bonita e moderna. Precisávamos de um time para gerar conteúdo esportivo. O futebol profissional é referência para as crianças”, ressalta Moisés.

O Oeste FC tem inscrição para três competições: o Campeonato Paulista da Série A2, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série B (que começa em maio).

A prefeitura tem ainda parceria no vôlei, comandada pelo técnico José Roberto Guimarães, que desenvolve trabalhos sociais de revelação de novas atletas. “A empresa Hinode Cosméticos acreditou e financia todo o projeto”, diz o secretário. A próxima partida da Superliga B Feminina em Barueri será no dia 1º de abril, no Ginásio de Esportes José Corrêa.

Mais informações e inscrições para as Escolas de Esportes, entrar em contato pelo telefone 4199-1717.