02/10/2017
ESPECIAIS
Colégios seguem tendências apontadas em estudo do Firjan
Levantamento indicava para ambientes colaborativos e uso de dispositivos
Utilização de plataformas digitais é destaque na escola Morumbi. Fotos: Divulgação

As tendências previstas no estudo “As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio de 2012 a 2017”, divulgado pelo Sistema Firjan, que estariam em prática neste ano, foram adotadas pelos principais colégios da região.

Entre as 12 tecnologias apresentadas na pesquisa, ‘invadiriam’ as salas de aula ambientes colaborativos, aprendizagem baseada em jogos, uso dos dispositivos móveis representados por celulares e tablets, inteligência coletiva, laboratórios móveis, ambiente pessoal de aprendizagem, além de outras. Antenadas, as instituições de Alphaville e região já oferecem os serviços.


Na Escola Morumbi, com Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, os tablets são utilizados desde o início do ciclo. Também há recursos como lousas eletrônicas, plataformas Keystone, P+ Poliedro e games como o Manga High na área da matemática. Outro diferencial é o Berçário com hidromassagem para estimulação sensorial.


A tecnologia é aliada para pesquisas, no Colégio Universitário Alphaville. Os alunos trabalham também com projetos realizados em plataforma digital nas aulas de robótica. O currículo oferecido pela instituição contempla ciências, arte, música e inglês. A unidade possui Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Para atender às demandas contemporâneas, o Colégio Pentágono em Alphaville investe na Tecnologia Educacional e conta com um Centro de Informática equipado com espaços multimídia, Oficina Maker e laboratório móvel, com iPads e Chromebooks para as salas de aula.


Em 2018, será lançado o método próprio de imersão em língua inglesa, o Novo Bridges, para alunos do 6º ano à 1ª série do Ensino Médio. Com sete aulas semanais, o curso tem como objetivo a fluência da Língua Inglesa e o estímulo ao aprendizado por intermédio de outras habilidades. O Colégio Pentágono, além da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tem cursos extracurriculares como Escola de Esportes. Atualmente, considerado um dos 10 melhores colégios de São Paulo, o Pentágono possui bibliotecas, com arena para contação de histórias, anfiteatro, espaços para trabalho em grupo e estudo individual, computadores para pesquisa e acervo de livros.


No Objetivo Alphaville a metodologia alia o desenvolvimento científico às experiências artísticas e de interação social que garantem o crescimento global do aluno. O colégio propõe atividades artísticas, culturais e esportivas. Há ainda o Programa Objetivo de Incentivo ao Talento – POIT, que atende estudantes com habilidades avançadas em todas as áreas, oferecendo cursos para participação em olimpíadas científicas. Os alunos da unidade inclusive já conquistaram medalhas em olimpíadas científicas de Física, Química, Matemática, Informática, Biologia, Astronomia e Astronáutica, História, Linguística e Robótica. O material didático de inglês, das séries finais do Ensino Fundamental, conta com versão digital e interativa. É um caderno “vivo”, que utiliza tablets como suporte e reúne as mesmas informações do material impresso, porém com atrativos de uma mídia digital.




Contatos:

Colégio Universitário AlphavilleAv. Universitário 832, Alphaville Santana de Parnaíba/SPTelefones: 4153-2925/7253/7252 www.universitarioalphaville.com.br

Escola Morumbi Al. América 710, Alphaville Santana de Parnaíba/SP Valor da mensalidade: A partir de R$ 2.495,00 Telefone: 2666-2888 www.escolamorumbi.com.br

Objetivo AlphavilleAv. Yojiro Takaoka 3.500, Alphaville Santana de Parnaíba/SP Telefones: 4152-8812 / 4152-8813 www.objetivo.br

Pentágono Av. Pentágono 1.000, Alphaville Santana de Parnaíba/SPTelefone: 4622-7722www.colegiopentagono.com