22/12/2017
ECONOMIA
Um novo ano bem parecido com 2017
Especialista não vê muitas mudanças no cenário econômico. Em Alpha, estão se planejando
Katherine Cifali
Novas lojas. Shopping Tamboré recebe grande público durante período de compras deste final de ano. Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville

Obalanço econômico do país este ano não foi dos melhores. 2017 foi repleto de nuances, momentos de instabilidade e insegurança do empresariado. Um ano para reavaliar modelos de gestão, projetos e economizar.

“No início de 2017 a expectativa era de que o mercado chegasse ao final do ano com uma economia um pouco melhor, com um PIB maior, em torno de 2 ou 2,5%, e não em menos de 1%, como vai ser este ano”, esclarece Christian Frederico da Cunha Bundt, membro do Comitê Macroeconômico do Isae/FGV.

As estimativas apontam que 2018 será bem parecido com 2017. “A expectativa é de um ano similar a este. Haverá crescimento, mas de maneira bem vagarosa, não será em ritmo acelerado”, diz o administrador Bundt.

O destaque para 2017 ficou para a agricultura. Christian entende que o setor ajudou fortemente a economia. “Influenciou muito na indústria e no serviço. A agricultura interfere muito em outras áreas, e não ganha nada em contrapartida”, afirma.

Com relação aos investimentos, 2018 ainda será um ano tímido apesar das estimativas apontarem uma menor insegurança na hora de investir.
Ainda segundo previsões, o que não deve mudar muito é o número de postos de trabalho.

“O que vem ganhando espaço são os empregos informais. O governo precisa se atentar à formalização dos empregos onde não há o recolhimento previdenciário, não há fundo de garantia e, tampouco outros encargos. Muitas áreas que são beneficiadas pelos encargos trabalhistas vão sair perdendo”, finaliza o especialista.

Em Alphaville, o mercado também teve seus desafios mas espera fechar o ano em alta e se planejaram para isso.

O Shopping Tamboré, que completou 25 anos, abriu muitas lojas nos últimos 3 meses. “Trabalhamos durante o ano inteiro para entregar uma decoração de Natal marcante, inspirada em Nova York, com diversas atrações, e tornar a data ainda mais especial para os nossos clientes”, conta Marcus Borja, superintendente do Shopping Tamboré.

“Com atrações inéditas, sorteio de um Jeep Compass e grandes novidades, as expectativas para esse final de ano são positivas”, diz Amanda Zeni, responsável pelo marketing do Iguatemi Alphaville.