01/08/2017
ECONOMIA
Empresa de cosméticos e beleza inaugura loja em Alpha
Natura abre sua 17ª loja no Iguatemi Alphaville, em busca de elevar presença com o público A e B
Lucia Camargo Nunes

A Natura escolheu o Shopping Iguatemi Alphaville para abrir a sua 17ª loja própria no país, com o objetivo de complementar a venda direta, principal canal da empresa, que conta com mais de 1,3 milhão de consultoras.

O processo de diversificação de canais começou no ano passado. “Com o projeto de abertura de lojas, avançamos em nosso plano de ser uma empresa multicanal, ampliando a comunicação de nossa proposta de valor e as oportunidades de contato com clientes que, por diversas razões, não têm o hábito da compra pela venda direta”, explica Herlan Paiva, gerente geral de Novos Canais.

As lojas Natura, como esta nova no Iguatemi Alphaville, têm foco na experimentação de produtos, com amplo portfólio de maquiagem, perfumaria e hidratação, para que o consumidor entre em contato com os produtos e conceitos. “Com essa dinâmica, a loja também ajuda a capturar tendências”, argumenta Paiva.

“Assim, temos a expectativa de aumentar a nossa presença entre os clientes das classes A e B, que já são consumidores da marca Natura, mas preferem comprar por outros canais. Além disso, também buscamos mais contato com o público jovem”, esclarece o gerente geral.

E não haveria conflito nesse planos de lojas com as tradicionais consultoras? Para o executivo, não. “Vemos total sinergia entre os canais de venda direta e o varejo. A nossa visão é que todos ganham com essa ampliação de oferta ao consumidor. O ingresso em um novo canal cria novas oportunidades de compra para nossos clientes e de venda para nossas consultoras, já que aumenta o conhecimento e o contato com a marca e com nossos produtos. Atingiremos um público novo, que hoje não compra no canal de venda direta. Com os novos canais, queremos oferecer aos clientes novas experiências, que tenham sinergia com a venda direta. Muitas consultoras já perceberam que, para elas, as lojas têm a função de um enorme mostruário.”

A Natura iniciou seu processo de expansão no varejo em São Paulo. Agora, a empresa está avançando na região metropolitana e no interior do Estado. Depois de Ribeirão Preto e São Caetano do Sul, esta é a primeira loja em Alphaville. “Temos priorizado pontos em áreas comerciais importantes e de grande circulação”, afirma Paiva.

Entre os diferenciais, a nova loja conta com uma bancada de maquiagem, provadores de perfumes e uma mesa central equipada com espelhos. O espaço reúne um portfólio amplo de presentes e itens de perfumaria, cuidados com o corpo, maquiagem e cuidados infantis, com linhas icônicas da marca, como Mamãe e Bebê, Chronos e Ekos, esta última a linha carro-chefe da Natura.

Na loja, Natura reforça compromisso com a sustentabilidade: lâmpadas led e madeira de demolição (Victor Silva/Folha de Alphaville)