12/06/2017
ECONOMIA
Anuário é vitrine online do paisagismo brasileiro
Projeto foi idealizado por profissionais da região
João Felipe Cândido

Idealizadores da revista eletrônica Paisagismo em Foco, criada em Alphaville há cerca de dez anos, a paisagista e designer Mari Polesi, 39, e o seu sócio, o publicitário Pedro Henrique, 37, comemoram o lançamento da quarta edição do primeiro anuário de paisagismo do país. Sob o tema: “Valorizando Paisagens”, o projeto concentra os principais nomes do mercado paisagístico nacional, artistas plásticos, a exemplo da atual primeira-dama da cidade de São Paulo, Bia Doria, empresas fornecedoras, além da participação especial de alguns expoentes do setor, como é o caso do arquiteto paisagista Benedito Abbud, que retrata a importância do urbanismo verde.

Já o arquiteto paisagista Marcelo Novaes, fala sobre condomínios residenciais e corporativos e o quanto um projeto possibilita estreitar a relação do homem com a natureza. O badalado paisagista Gilberto Elkis, que assinou o projeto do hotel Unique, em São Paulo, apontado pela revista Wallpaper como o autor da “melhor piscina do mundo”, mostra a importância de desenvolver projetos que sejam capazes de despertar os cinco sentidos. As novidades não param por aí. O premiado paisagista Luiz Carlos Orsini discorre sobre o projeto do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), considerado a maior expressão de arte e paisagismo a céu aberto no Brasil.

“Além de valorizar o universo do paisagismo como um todo, o anuário é uma valiosa fonte de consulta e pesquisa para quem busca, por exemplo, contratar um profissional do mercado, seja para realizar o seu projeto paisagístico residencial ou corporativo”, ressalta Mari. À frente do estúdio de paisagismo que leva o seu nome, ela acumula quase duas décadas de atuação no universo, com inúmeros projetos residenciais e corporativos executados em Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Grande São Paulo. “Além de valorizar o imóvel e qualquer ambiente, um bom projeto de paisagismo permite o melhor aproveitamento das áreas externas de lazer, jardins e varandas”, finaliza.