20/04/2017
ECONOMIA
Este é o último fim de semana para acertar as contas com a Receita Federal
Em Osasco e Alphaville há ações de orientação para quem tiver dúvidas na declaração
Receita alerta para golpes, como o link que o contribuinte recebe por e-mail para restituição

A dez dias do prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda para Pessoa Física, mais de 15 milhões de contribuintes ainda não haviam acertado as contas com o Leão. Segundo balanço da Receita Federal, 13.071.435 declarações foram recebidas até a tarde do dia 18. O número equivale a 46,2% do total de 28,3 milhões de documentos esperados.

O prazo de entrega vai até as 23h59 do próximo dia 28. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

A Receita Federal divulgou um comunicado alertando os contribuintes sobre fraudes. Golpistas podem estar usando o nome da Receita Federal para roubar dados. De acordo com um comunicado do órgão, há tentativas de phishing scan, ou golpes por e-mail, que aumentam nessa época. Golpistas utilizam o nome da Receita e temas correlatos para atrair vítimas no mundo virtual.

O phishing scan consiste no envio de e-mails sugerindo que os internautas baixem arquivos, acessem links ou visitem sites maliciosos. Quadrilhas especializadas em crimes pela internet transmitem mensagens eletrônicas que servem como meio para os criminosos obterem ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Ao clicarem em links ou baixarem anexos, os usuários têm seus computadores infectados por vírus e programas que permitem esse acesso ilegal aos dados.

Em uma das modalidades de golpe, a pessoa recebe um e-mail dizendo que a Receita disponibiliza certa quantia de restituição do IR. O usuário deveria então clicar em um link para acessar o formulário para resgate. Outras mensagens fraudulentas indicam a existência de pendência na declaração ou de débito em aberto.

A Receita Federal esclarece que não manda mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome.

A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), em sua página na internet.

A  orientação  ao internauta que se deparar com esse tipo de mensagem é não responder, não abrir arquivos anexados, nem acionar links para endereços da Internet, excluindo imediatamente o e-mail.

Orientações
Quem precisar de ajuda para preencher a declaração pode contar com consultorias gratuitas em Alphaville e Osasco.

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista (Unip) no campus Alphaville, realiza, gratuitamente, atendimento à população para a elaboração da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O atendimento é feito por ordem de chegada até este sábado (22), das 9h às 13h. Os interessados devem levar Informe de Rendimentos das fontes pagadoras; relação de dependentes e respectivos CPFs (lembrando que a partir de  2017, para os dependentes maiores de 12 anos é obrigatório informar o CPF); comprovante das despesas médicas do contribuinte e seus dependentes; comprovantes das despesas de instrução do contribuinte e seus dependentes; cópia da última declaração entregue, inclusive o recibo de entrega (se houver); RG e CPF.

Já o SuperShopping Osasco realiza a ação Fique em Dia com o Leão até 28 de abril. Os contribuintes podem contar com o atendimento gratuito às terças e quintas-feiras e sábados, das 14h às 17h30, no 1º piso, próximo à Praça de Eventos. (Com informações da Agência Brasil)