13/04/2017
ECONOMIA
Designer de interiores deixa sua marca
Elisete Bertoni decorou vários imóveis em Alphaville
Haydée Eloise Ribeiro
A designer Elisete inova na aplicação de revestimentos em seus variados projetos. Foto: Tânio Marcos/Folha de Alphaville

Em 20 anos de carreira, a designer de interiores Elisete Bertoni coleciona variados projetos em seu portfólio, muitos deles em Alphaville. São imóveis residenciais, restaurantes, apartamentos, galpões, escritórios de advocacia e hall de edifícios, entre outros. “Eu gosto de abusar da criatividade”, afirma Elisete.

A designer de interiores gosta bastante de inovar na aplicação de revestimentos, saindo às vezes do convencional. “Um material vinílico pode ser usado como painel de parede, por exemplo. Ou um porcelanato pode ser aplicado na parede imitando um mármore travertino. Ou seja, um revestimento pode ser aplicável em outro lugar, além do local tradicional”, exemplifica Elisete. “Inclusive os materiais comuns, como o vidro e o azulejo, podem ser utilizados e colocados em lugares e formas diferentes do convencional”, acrescenta ela.

Entre os seus maiores desafios, um dos seus projetos do começo de carreira se destaca. A designer de interiores decorou as salas da diretoria da afiliada da Rede Globo em Uberlândia (MG). “Tripés viraram abajures, câmeras de filmagem estocadas ganharam redomas de acrílico transparente e um guindaste de filmagem foi colocado em cima de um patamar de cimento, virando uma escultura”, explica Elisete.

Em Alphaville, ela destaca uma residência de 800 m², que foi praticamente derrubada – ficou apenas de pé 30% da construção original. “Antigamente, a área gourmet era separada, instalada em uma edícula. Hoje, ela faz parte da casa principal, praticamente entrando na sala. A família costuma  receber com frequência. Há também uma banheira jacuzzi a céu aberto na residência”, conta Elisete.

A designer de interiores enfatiza ainda a importância de estar presente constantemente na obra para ver como está o seu andamento. “Todos os projetos são desafiadores” afirma a profissional.

Garimpando
A Casa São Paulo, em Alphaville, é um dos endereços onde a profissional costuma garimpar peças para seus mais variados projetos. “Os preços são acessíveis e há muita opção de móveis e objetos de decoração. A variedade de fornecedores do Brasil é outro diferencial da Casa São Paulo. A loja é moderna, atualizada e bem completa. Gosto muito também das peças de Murano”, afirma ela. A profissional também reaproveita objetos pessoais dos clientes, indicando o melhor lugar para aplicar a peça na residência.

A proposta da Casa São Paulo é a de apresentar peças refinadas. Escritórios assinam linhas de móveis. Grifes internacionais, além de peças exclusivas da loja, também integram sua coleção. A loja fica na alameda Araguaia, 350, em um espaço de 900 m², primeira unidade da nova marca no Brasil.

Dicas de decoração
Lareira embutida no centro da mesa é uma boa opção para dias mais frios. “Basta cortar o tampo de uma mesa de madeira, por exemplo, e embutir a lareira, que funciona com álcool gel. É feito um retângulo de cerca de 20 cm de largura por 50 cm de comprimento, em uma mesa de 2 m x 80 cm, por exemplo”, detalha Elisete.

A pele de ovelha é outra dica de decoração de Elisete para os dias mais frios. “Esse objeto deixa o ambiente mais aconchegante e traz charme, e é colocado em poltronas”, acrescenta a designer de interiores.