13/04/2017
COLUNISTAS
Em constante evolução
Colunista da Folha de Alphaville

Estamos vivendo um momento único para a humanidade, onde o que era importante perdeu importância, o que não era pensado agora é vivido no cotidiano das pessoas.

Estas mudanças são tão latentes, que estamos presenciando a expansão e descentralização do conhecimento, da economia, da maneira como nos relacionamos, como fazemos negócios e em nosso estilo de vida.

Nos próximos 20 anos, o mundo vai mudar mais do que nos últimos 200 anos. Até 2030, o mercado de trabalho estará baseado em tecnologias de economia colaborativa, e entre 2030 e 2040, a geração milênio, que já nasceu na era tecnológica será a primeira geração da terceira idade high-tech.

Estaremos presenciando mudanças impactantes a cada dia. Até 2040, 50% dos empregos no Japão serão ocupados por robôs e sistemas de inteligência artificial – computação cognitiva, e até 2045, um grande percentual da população já terá experimentado o mundo da realidade virtual, e a partir de 2050, teremos uma nova forma de comunicação: “brain computer interface”.

Com base nestas estatísticas e tendências vou convidá-los a uma viagem pelo presente com um olhar no futuro.

Há pouco tempo atrás ninguém sequer poderia se imaginar entrando numa loja, pegando os produtos e saindo da loja com tudo pago, ou que a maior empresa virtual de varejo não possuiria produtos em seu estoque, ou que a maior empresa de mídia do mundo não produziria nenhum conteúdo, e o maior hotel do mundo, não seria dono de nenhum quarto, e que a maior empresa de transportes de passageiros, não teria sequer um automóvel.

Paradigmas estão sendo quebrados e as formas conhecidas repensadas.

Poderíamos imaginar que um time de futebol, que não possui jogadores e treinador venderia todos os seus ingressos para a temporada inteira?

Poderíamos imaginar uma universidade sem professores, lojas totalmente operadas por robôs, carros que dirigem sozinhos, e postos de combustível sem combustível?

Pois bem, estou falando das empresas Amazon Go (just walk out), Alibaba, Facebook, Airbnb, Uber, San Francisdo Deltas, 42 University, Beam Store, Tesla. Estas são apenas algumas empresas que estão reescrevendo a história e mudando a forma como vivemos!

Frente estas diversas mudanças, estarei trazendo nos próximos artigos informações adicionais destas mudanças ao redor do mundo. Iremos fazer uma viagem ligando o presente ao futuro.





Ricardo Cancela é entusiasta em inovação, empreendedor, palestrante e conselheiro em empresas