24/11/2017
CIDADE
Crianças especiais participam de projeto em Alpha
Atividades com bichos serão apresentadas de forma lúdica
Haydée Eloise Ribeiro
Atividade. Marina Lacerda Puga, de 15 anos, com sua cocker. Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville

Uma ação com crianças de uma instituição voltada a portadores da síndrome de Down pretende aproximá-las de forma lúdica ao universo dos bichos. No dia 27, segunda-feira, às 15h, o hotel Vila dos Cães recebe crianças do projeto Pipa a Voar.

“Elas passarão algumas horas conosco, descobrindo como funciona um hotel para cães, com todas as suas atividades paralelas (banho, veterinária, loja). Pedimos ajuda a uma equipe de cães terapeutas para somarem conosco neste momento, pois é de extrema importância que esse contato seja suave e produtivo, abrindo para essas crianças mais uma possibilidade de atividades futuras”, explica Cristina Teixeira Gonçalves, proprietária da Vila dos Cães. “Mostraremos as atividades da Vila dos Cães de uma forma lúdica, estimulando criatividade e participação”, acrescenta Cristina.

A Pipa a Voar é um projeto social de inclusão cultural, psicológico e pedagógico para crianças e jovens com síndrome de Down. Inclui um modelo de inclusão, onde acredita-se que o lugar do indivíduo com deficiência é onde ele quer estar, e não aonde a sociedade costuma colocá-lo ou vê-lo. “A Vila dos Cães começa a construir uma história que contribui não só para as suas crianças, bem como para o entorno, trazendo a importância dos animais no desenvolvimento de crianças com e sem deficiência”, afirma Larissa Lage, coordenadora de comunicação.

Marina Lacerda Puga, de 15 anos, frequenta a instituição. “Quando ela está quieta, nosso cocker coloca a cabeça embaixo da mão dela. Ele possui uma relação de cuidado com a Marina e chama para brincar”, conta a mãe, Adriana Lacerda Puga.

A mãe de Alphaville ressalta a importância dessa ação da Vila dos Cães em parceria com a Pipa a Voar. “Achei super importante. Os cachorros têm uma sensibilidade impressionante. Ao brincarem, estimula o mexer, o andar, ajudando muito no cognitivo”, destaca Adriana.

O projeto assiste 19 famílias de crianças e jovens, nos mais distintos perfis socioeconômicos, onde as mães são sócio fundadoras, doadoras e voluntarias nas ações de arrecadação para manter os custos básicos do projeto. “Ações como essa permitem que conheçam mais uma profissão e oportuniza possibilidades de estar e se desenvolver seus dons e aptidões”, diz Larissa.

A ação é aberta ao público. A Vila dos Cães fica avenida Valville 550 B, Alphaville, ao lado da Design da Vila. Telefone.: 4154-4000.