10/11/2017
CIDADE
Parnaíba comemora 437 anos
Programação cultural em Santana de Parnaíba marca o aniversário da cidade
Katherine Cifali
A cidade é considerada berço dos Bandeirantes. Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville

O bandeirante André Fernandes e sua mãe, Suzana Dias, fundaram em 1580 um povoado à margem esquerda do Rio Tietê. O vilarejo chamado de Santana de Parnaíba, nome dado a partir de uma junção da palavra tupi Pan-nei-i-bo e Santa Ana – santa de devoção de Suzana, cresceu, cresceu tanto, que virou município e atualmente, 437 anos depois, se tornou uma das melhores cidades para se viver na Região Metropolitana de São Paulo.

Na próxima terça-feira, 14, Santana de Parnaíba comemora quase 4 séculos e meio de história, um passado que pode ser confundido com a história do Brasil, uma vez que apenas 80 anos separam a vinda dos Bandeirantes para Parnaíba da chegada dos portugueses no Brasil, em 1500.

Em suas calçadas, casas e monumentos estão guardados momentos importantes da história nacional, como o colonialismo e o movimento das bandeiras.

No Centro Histórico é possível ver na arquitetura e imagens traços do movimento das bandeiras, período importante da história do Brasil. Foto: Victor Silva


Parnaíba também pode ser orgulhar de ser a cidade pioneira na energia elétrica pela construção da primeira hidrelétrica com uma barragem com mais de 15 metros de altura, a Usina de Parnahyba, chamada atualmente de Barragem Edgard de Souza. 

“Santana de Parnaíba chega ao seu auge, sendo a cidade mais segura da Região Metropolitana, a que mais criou vagas na região, conseguiu reduzir as taxas de mortalidade infantil, está com suas dívidas pagas e muitos projetos alinhados para o setor de mobilidade urbana”, enfatiza Elvis Cezar (PSDB), prefeito de Parnaíba, município intitulado como a 2ª melhor do Brasil em gestão pública e a 1ª, no mesmo quesito, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o último levantamento do Conselho Federal de Administração. 

Para comemorar, a prefeitura de Santana de Parnaíba está com uma programação de aniversário. Até o dia 25 de novembro os munícipes poderão aproveitar muitas atividades culturais. O destaque na agenda fica para o show da dupla sertaneja Maria Cecília & Rodolfo, no dia 14, data do aniversário da cidade, às 20h, no estacionamento Viário da Ponte.

Monumento que homenageia os bandeirantes. Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville

No mesmo local, no dia 15, vai acontecer o passeio ciclístico, a concentração será às 9h. Do dia 13 a 19, a partir do 12h, no Centro, os munícipes poderão aproveitar o festival gastronômico, com comidas regionais. 

Em todos os eventos municipais a entrada é gratuita. A programação completa está disponível no site da prefeitura (www.santanadeparnaiba.sp.gov.br). Para mais informações: 4622-8700.