10/11/2017
CIDADE
CAT inaugura no dia do aniversário
Centro de Atendimento ao Turista terá café caipira no dia 14 de novembro
Haydée Eloise Ribeiro
Infraestrutura. O Centro foi preparado para receber bem o turista e para mostrar todo o potencial da cidade. Victor Silva/Folha de Alphaville

Santana de Parnaíba ganhará um presente no dia do seu aniversário, 14 de novembro, quando completará 437 anos. Além das festividades, com vários eventos espalhados pela cidade, nesta data será inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista, o CAT, às 11h. No dia será será oferecido o tradicional café caipira com apresentação musical.

“Temos espaço para que o visitante receba todas as informações necessárias com relação aos espaços de visitação, serviços turísticos e folhetos, entre outros”, explica a secretária Fátima Muro, da pasta de Cultura e Turismo. O CAT conta com profissionais especializados: turismólogo, historiadores e monitores.

Mas o Centro de Atendimento ao Turista não será apenas um espaço para fornecer informações sobre Santana de Parnaíba e seus tesouros. “Temos um espaço amplo, que utilizaremos para expor obras de arte dos artistas locais, pintura em tela, cerâmica, esculturas, etc. Há ainda um outro espaço que representa o material com os cabeções, além da representação de todos os grandes eventos da cidade”, acrescenta Fátima.

Um vídeo apresenta a cidade como patrimônio histórico e cultural, sua gastronomia, seus espaços de economia criativa, a galeria do artista, o Centro de Apoio ao Artesão, as trilhas ciclísticas, além das áreas naturais como futuros empreendimentos turísticos na região. Conta ainda com sanitários, inclusive para pessoa com deficiência, fraldário, além de copa e cozinha para aquecer mamadeira e sopinha. O centro tem também jardim interno e externo.

Turismo e monumentos
O turismo tem uma grande importância para a cidade. “Estamos em fase de elaboração do Plano Diretor de Turismo para nos candidatarmos a Município de Interesse Turístico, Lei Estadual 1261”, destaca a secretária.

Com a implantação do Plano Municipal de Turismo “haverá a implantação de novos negócios, gerando trabalho e renda com novos produtos e empreendimentos turísticos movimentando a economia local.”

O plano começou a ser elaborado em julho de 2017. “O plano de turismo contempla o plano de mobilidade urbana do município”, afirma Fátima. A secretária destaca vários monumentos de Santana de Parnaíba, como a Igreja Matriz, que está sendo restaurada, e o Museu Casa do Anhanguera. O bandeirante nasceu no município. O imóvel é do século 17 e foi tombado.

“Temos ainda outros locais interessantes como o Casarão Paulo Florêncio Camargo da Silveira, o Coreto Maestro Bilo, o Monumento aos Bandeirantes, o Busto da Suzana, e a Casa do Patrimônio”, acrescenta a secretária. Esses são apenas alguns exemplos dos atrativos da cidade.

Serviço
Centro de Atendimento ao Turista - CAT
Endereço: Estr. dos Romeiros, 8977, esquina com R. Meatinga. Tel.: 4154-1874
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h as 16h
Inauguração: 14/11, às 11h, com café caipira e apresentação musical