02/11/2017
CIDADE
Santana de Parnaíba assina convênio para instalar o Detecta
Câmeras de monitoramento serão instaladas em todas as entradas da cidade, inclusive na Via Parque
Haydée Eloise Ribeiro
A cidade de Barueri já conta com o sistema em pontos estratégicos. Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville

Elvis Cezar (PSDB), prefeito de Santana de Parnaíba, assinou convênio com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para a implantação do Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal. O sistema permite localizar veículos roubados que entram na cidade, além de monitorar as regiões para inibir ações criminais.

O sistema auxiliará a Guarda Municipal Comunitária (GMC). Câmeras de monitoramento serão instaladas em todas as entradas da cidade, inclusive na Via Parque, e as que já existem no centro histórico também estarão integradas ao sistema. A previsão é que até o início do ano já estejam funcionando.

Em Barueri, o sistema funciona desde setembro. Acessam o Detecta todas as câmeras inteligentes (com tecnologia OCR) que integram o sistema de videomonitoramento da cidade. O sistema todo possui mais de 300 câmeras.

Para Regina Mesquita, secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, a redução da criminalidade é fruto de recursos que a pasta tem lançado mão, como o Detecta.