02/11/2017
CIDADE
Transtorno na Ipanema deve chegar ao fim
Buracos e motoristas na contramão, entre outros problemas surgiram na estrada
Haydée Eloise Ribeiro
obras. Máquinas estão a pleno vapor para finalizar o recapeamento da estrada e trazer tranquilidade. Foto: Victor Silva

O caos que se formou na estrada de Ipanema, em Santana de Parnaíba, parece que está chegando ao fim. Nesta semana, as máquinas da prefeitura chegaram à via para iniciar o serviço de fresagem e, posteriormente, de recapeamento. Foram cerca de três meses de reclamações de moradores da região, como os do residencial Valville, e de motoristas que costumam transitar pela estrada todos os dias.

O trajeto tornou-se um verdadeiro caos devido a uma obra da Sabesp para a colocação de tubulações de água. Elas saem da estrada de Ipanema e chegam na avenida Tenente Marques.

Em grupos da região no Facebook, como no Reclamômetro de Alphaville, foram postados diversos relatos. Buracos pela via devido à obra, forçando desvios, carros tendo que invadir a contramão, poeira, lama devido às chuvas, falta de sinalização, muito entulho, sujeira, pedras e jardins danificados, entre outros problemas que foram surgindo no decorrer dos meses.

Motoristas relataram que quase chegaram a bater de frente com ônibus. O transporte público também teve dificuldades para transitar na estrada de Ipanema. Surgiu, inclusive, uma “campanha” chamada Programa Asfalto Novo. Foram feitas muitas postagens, incluindo fotos.

A vereadora Sabrina Colela (PSC) fez pedido à prefeitura de Santana de Parnaíba solicitando o recapeamento da estrada de Ipanema o mais rápido possível. “Meu pedido foi deferido na semana passada (27)”, conta, empolgada, Sabrina.

“Cobrei o setor responsável por mais de um mês e meio pra que iniciassem essa obra. Ela estava no cronograma, mas programada para ser feita mais para a frente. Aceleraram o serviço devido ao problemas que foram causados”, explica a vereadora.

A Sabesp chegou a fazer escavações para repor o asfalto nas laterais das pistas da estrada. Mas, mesmo assim, a via em si tornou-se um verdadeiro caos para os motoristas que transitavam diariamente por ela.

Segundo a vereadora, a estrada de Ipanema já necessitava de novo asfalto. “Ela precisava ser recapeada; estava com vários remendos”, ressalta Sabrina.
A previsão de término da obra é na semana que vem (até dia 10). A finalização, contudo, vai depender das chuvas que cairão na região nos próximos dias.