06/10/2017
CIDADE
Quatro presos em assalto a drogaria
Dois dos assaltantes eram menores de idade e dois tinham mais de 18 anos. Roubo causou bastante tensão entre moradores
Haydée Eloise Ribeiro
Captura. Todo o dinheiro foi apreendido junto com o simulacro (Fonte: Victor Silva/ Folha de Alphaville)

Na última quinta-feira (5), a Guarda Municipal Comunitária (GMC) de Santana de Parnaíba conseguiu prender os quatro bandidos que assaltaram a Droga Raia, localizada na Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, localizada ao lado do supermercado Pão de Açúcar Tamboré. Eles foram presos na alameda América, quase em frente à extinta casa de shows Skyline.

Segundo informações da GMC, o delito envolveu dois menores de idade, de 16 e 17 anos, e dois de 20 e 23 anos, sem passagens pela polícia. Eles roubaram do cofre da drogaria R$ 3.950. Não mexeram nos caixas e não levaram nenhum produto da loja. Eles usavam um simulacro de arma de fogo (imitação de arma) na hora do delito. Ela era feita de fita isolante e papelão. Houve ameaças e os bandidos renderam duas vítimas. Ninguém ficou ferido.

Após executar o roubo, eles fugiram da drogaria por um terreno lateral em obras. Depois de pular o arame da cerca, entraram na mata do outro lado da avenida e sumiram. Segundo Cicero Tavares da Silva, que trabalha no local, os quatro desceram em velocidade o terreno e pularam por cima do arame. “O quarto caiu no meio da pista e quase foi atropelado. Na sequência, chegou a GMC. Quase os pegaram”, conta Silva. Ele ressalta ainda que os rapazes jogaram um objeto brilhante em uma terreno pequeno ao lado do terreno. Segundo Silva e um colega, os bandidos estavam desde o dia anterior rodeando a área.

Fuga. Os bandidos correram por um terreno ao lado da drogaria (Fonte: Victor Silva/ Folha de Alphaville)

Como eles entraram no trecho da mata próximo ao supermercado e foram pegos saindo da mata já na alameda América, andaram um bom pedaço a pé. Uma viatura passava pela via quando visualizou os quatro bandidos, que tentaram voltar, mas foram rendidos, levando um susto. Ainda segundo a GMC, todos são do bairro Cidade São Pedro, divisa com Alphaville. Todo dinheiro foi recuperado e os quatro encaminhados para a delegacia de Santana de Parnaíba.

Segundo a delegada Isabel Cristina Ferraz, titular da delegacia de Santana de Parnaíba, eles seriam apresentados no dia seguinte, 6, na audiência de Custódia, onde o juiz decidirá se vai mantê-los presos. “Caso não, eles respondem em liberdade pelo roubo”, acrescenta Dra. Isabel.

Ainda segundo a delegada, eles mencionaram à Guarda que jogaram um iPhone, mas não confirmaram no depoimento. “Como não tem vítima, não tem como constar tal fato”, diz ela. “Esse tipo de ocorrência é bem incomum. em Alphaville. Ainda mais com quatro indiciados”, destaca Dra. Isabel. Pessoas que estavam no local relataram que foram momentos bastante tensos.

Uma mãe com dois filhos estava na drogaria e se desesperou. Todos deitaram no chão e uma funcionária parece que chegou a levar um chute no estômago. Os funcionários não puderam dar entrevista. (Com Lucia Camargo Nunes)