06/10/2017
CIDADE
Monumentos e ações lembram o ‘Outubro Rosa’
Cidades se mobilizam para a conscientização da detecção precoce do câncer de mama
Haydée Eloise Ribeiro
Bem-vindo. Projetista da nova iluminação explica que ideia foi trazer aconchego e acolhimento para quem chega ao bairro

De todas as campanhas lembradas em meses do ano, outubro é uma das que tem mais destaque. No mês rosa o país se mobiliza para levar à população informações sobre câncer de mama. A ideia é promover conscientização sobre importância da detecção precoce da doença. Barueri lançou a Campanha Outubro Rosa 2017 com a iluminação rosa nos principais pontos da cidade, como Monumento à Solidariedade, Fonte Cunhatã, Herma de Yojiro Takaoka e Ponte Akira Hashimoto. Há ainda vasta programação de atividades, com zumbalada, pedalada, palestras, festa do pastel e caminhada. A programação completa está no site portal.barueri.sp.gov.br.

Santana de Parnaíba, por sua vez, promove, entre outras ações, a tradicional caminhada no Centro Histórico, domingo, 8. A concentração será às 8h na Praça 14 de Novembro, com alongamento. No local haverá tendas com aferição da pressão, auriculoterapia e distribuição de informativos e orientações sobre câncer de mama, e espaço com cabeleireiros para quem quiser fazer doação de cabelo para confecção de perucas.
Quem entra em Alphaville também já percebe no letreiro, na alameda Rio Negro, a nova iluminação em rosa.

Em parceria com a Associação Residencial e Empresarial Alphaville (Area), a empresa de consultoria e projetos de iluminação em LED, Maday Iluminação, desenvolveu o projeto e fez a execução. “Somos uma empresa de luz. A iluminação dá identidade aos lugares e ajuda a construir um ambiente mais harmonioso. Não é à toa que escolhemos Alphaville para ser a sede de nossa empresa, o bairro tem a ver com o DNA da Maday que traz um ambiente acolhedor com soluções sustentáveis que focam na sociedade, como um todo”, explica a diretora-executiva Cássia Pinhoh.

Há dois anos a empresa cuida da iluminação do letreiro e dos jardins da entrada de Alphaville. Em datas especiais, a Maday faz iluminação diferenciada. O local tem 54 lâmpadas de LED.O jardim, do paisagista Burle Max, tem 13 palmeiras iluminadas por 26 espetos de lâmpadas LED; os jardins que ladeiam as bandeiras contam com 6 refletores no mastro das bandeiras. “A ideia foi a de trazer aconchego e acolhimento para quem chega ao bairro. Em datas especiais, trabalhamos com iluminação especial.

Neste mês, o objetivo é que todos que cruzem o portal se lembrem da importância da prevenção como melhor arma para combater o câncer de mama”, explica a arquiteta Rachel Weijh, responsável pelo projeto.