15/09/2017
CIDADE
Prefeituras se unem para a criação de 12 km de ciclofaixa na Via Parque
A ideia inicial é que a ciclofaixa seja patrocinada pela iniciativa privada
Haydée Eloise Ribeiro Maciel
ENCONTRO. Autoridades dos dois municípios, além de morador, se reuniram para discutir projeto

Na última segunda-feira (11), autoridades das prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba, além de representante dos moradores de Alphaville, encontraram-se para discutir a criação de uma ciclofaixa na Via Parque ainda este ano.

“O objetivo é proporcionar à população a possibilidade de praticar uma atividade física, além de lazer e entretenimento, reunindo a família, amigos e amantes do ciclismo”, destaca Tom Moisés, secretário de Esportes de Barueri.

A ciclofaixa é uma faixa pintada na rua/avenida, reservada aos ciclistas. É diferente da ciclovia, pista exclusiva para ciclistas, construída em definitivo. “A ciclofaixa na Via Parque poderá ser utilizada também por skatistas e por praticantes de patins. Será um projeto piloto que, sendo aprovado pela população, poderá ser estendido para outras vias, em outros bairros”, conta Moisés.

Segundo Edson Alba, morador de Alphaville, que esteve também presente na reunião, a ciclofaixa irá da Via Parque, do lado de Santana de Parnaíba, que começa na Avenida Universitário, até a ponte Akira Hashimoto, que liga a Estrada Aldeinha ao Shopping Parque Barueri. “Eu tinha esse projeto a um certo tempo. Serão 12 km no total, ida e volta. Haverá uma visita técnica para análise, podendo-se utilizar uma via com duas mãos”, conta Alba.

A reunião foi realizada na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri. Além do secretário Tom Moisés, participaram, representando a cidade de Barueri, os secretários Dra. Regina Mesquita, da pasta de Segurança e Mobilidade Urbana; Giani Cristina de Souza, da Secretaria da Mulher; Marco Antônio de Oliveira (Bidu), de Recursos Naturais e Meio Ambiente, além dos vereadores Allan Miranda (PSDB), Rafa Gente da Gente (DEM) e Silvio Macedo (PSDC).
Do município de Santana de Parnaíba compareceram ao encontro o vice-prefeito Oswaldo Borelli (PSDB), acompanhado pelo secretário de Atividade Física, Esporte e Lazer, Flávio Mendonça.

O encontro contou ainda com a presença de representantes da iniciativa privada, que captam recursos para o patrocínio do projeto.

Segundo Moisés, a ideia inicial é que a ciclofaixa funcione aos domingos e as despesas sejam patrocinadas pela iniciativa privada, sem custos para o poder público.

Representantes das duas prefeituras já iniciaram o projeto técnico. “Após concluído, ele seguirá para as respectivas áreas jurídicas para os procedimentos formais”, detalha o secretário de esportes de Barueri.

Segundo Edson Alba, as representantes das duas prefeituras devem ir para São Paulo conhecer as ciclofaixas/ciclovias da cidade.

“No futuro, haverão bicicletas disponíveis aos usuários, que deixarão um documento e poderão utilizá-la por uma hora. Além dessa iniciativa, a Via Parque poderá conta ainda com uma empresa de reparo de bicicletas.

O morador de Alphaville tem uma relação bem forte com atividades esportivas. Alba foi da seleção brasileira de voleibol nos anos de 1978, 1979 e 1980. “E meu pai foi o primeiro brasileiro a ganhar a Prova Ciclística 9 de Julho”, relembra Alba.

Apenas Santana de Parnaíba possui uma ciclovia em seu trecho da Via Parque. No lançamento da via, ciclistas pediram mais segurança no trânsito, ciclofaixas/ciclovias e mais diálogo com autoridades.