08/09/2017
CIDADE
Via Parque recebe placas e lombadas
A redução de tempo tem sido de 85% na hora pico
Haydée Eloise Ribeiro Maciel
O Demutran de Santana de Parnaíba retirou a placa que informava sobre o retorno na Praça da Paz, para se acessar a Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, a pedidos constantes de moradores para a prefeitura. Dessa foma, evita-se confusões (Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville)

Moradores questionaram sobre retornos, semáforos e sinalizações na Via Parque, Praça da Paz e entorno. Uma das questões foi porque não foi feito um retorno mais próximo na Via Parque para aqueles que vêm da av. Marcos Penteado e não podem mais virar à esquerda na Yojiro Takaoka, sentido Residencial 4. Ou seja, precisam seguir na Via Parque e pegar o retorno em frente ao colégio Universitário para acessar a Yojiro. “Já existia um viário implantado, o retorno do Universitário. Mudar toda infraestrutura significa mais custos”, explica Daniel Pedro Ribeiro Cunha, diretor do Demutran e assessor do secretário de seguranca.

Cunha destaca que tirando a conversão para o Alpha 4, eliminaram-se oito conflitos de congestionamento. “O motorista anda mais quilômetros em menos tempo. A redução de tempo foi de 85% na hora pico”, diz ele. Em relação ao tempo dos semáforos – maior na Yojiro –, há proporção de 3 para 1 na carga de veículos na Yojiro em comparação à Marcos Penteado. “Configuração diferente no horário de pico retém fluxo na Yojiro, não admitindo o da Marcos Penteado”, afirma.

Curvas sinuosas e sinalizações foram outros pontos. “Placas de advertência, de animais silvestres, de perímetro escolar, de ciclista e tachões estão sendo implantados. Haverá dois redutores de velocidade e lombadas eletrônicas, em fase licitação.” O Colégio Universitário dialogou com a prefeitura para colocar sua saída em outro local.