04/09/2017
CIDADE
Motorista de Uber é multado em Barueri
Prefeitura, por sua vez, diz que atividade está liberada
Lucia Camargo Nunes
Motorista teria sido multado por estar com aplicativo desligado. Foto: Reprodução Whatsapp

Circulou na semana em algumas redes sociais uma foto de uma multa supostamente de um motorista de Uber que disse estar deixando passageiros próximo ao Parque Shopping Barueri. 

De acordo com a prefeitura de Barueri, a multa refere-se à infração de trânsito por "transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente", prevista no Artigo 231 (inciso VIII) do Código de Trânsito Brasileiro.

A prefeitura ressaltou que não está fazendo blitz nem multando veículos de outras cidades que transportam passageiros. De acordo com o Demutran, há casos na cidade de motoristas que desligam o aplicativo e fazem "viagem a preço fechado", o que se for descoberto por agentes incide nesse artigo do CTB. Ou ainda, se o motorista anunciar que está fazendo corrida, sem uso de aplicativo. 

Em junho passado, a Câmara Municipal de Barueri revogou a lei no 2.421, de 14 de setembro de 2015, que proibía o transporte de passageiros com aplicativos, como Uber e 99Táxi.  A prefeitura chegou a fazer blitze em Barueri e autuou motoristas.